segunda-feira, 5 de setembro de 2011

REGATANDO A CULTURA POPULAR ATRAVÉS DA GINCANA JUNINA NA ESCOLA

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melãoé de São João.
É de cravo, é de rosa,é de manjericão.
São João está dormindo,não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.


PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira

INTRODUÇÃO

O Brasil é um País muito rico em acervo cultural apresentando uma grande diversidade regional com grandes manifestações culturais e folclóricas. Entre essas diversidades encontramos as Festas Juninas que fazem parte de uma das tradições da cultura popular brasileira que é comemorada com grande alegria e com grande riqueza regional, visto que apresenta uma variação de região para região. Alguns historiadores alegam que os festejos possuem esse nome porque acontece no mês de junho, outros dizem que as festas tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.
 No Brasil, as Festas Juninas são oriundas de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Todas estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africana e indígena formaram as características das Festas Juninas brasileiras.
É no Nordeste que as Festas juninas ganham grande expressão cultural onde as quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas fazem parte desta expressão e ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho.
Algumas figuras do Nordeste representam à alegria, a sexualidade, a vida e o sofrimento do homem nordestino através da representação musical como forró, baião e o xote. Luiz Gonzaga do Nascimento ficou conhecido como “Rei do baião” por ser a mais completa figura a retratar esse universo.


JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país muito rico em acervo cultural, e é fundamental conhecê-lo, para que se possa compor a identidade de nosso povo. As Festas Juninas caracteriza-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais e divertidas do nosso país com vestuários, danças, folguedos, músicas, e comidas típicas variadas. Manter viva essa tradição é essencial na formação dos jovens. Uma Festa de Junina que se preze tem caipira, quadrilha, baião, forró, casamento na roça, fogueira, balões, bandeirinhas e uma culinária característica repleta de milho, pamonha, canjica, bolo de fubá, pipoca e quentão. Características desse Brasil tão “caipira” e diversificado.
Nesta perspectiva objetivamos e retratar através de registros os momentos eufóricos e angustiosos para manter as tradições presentes no interior da Escola. Portanto é através destas manifestações folclóricas, que podemos manter vivas as tradições e costumes de um povo, preservando sua identidade para futuras gerações.



Neste contexto a escola tem papel fundamental de proporcionar o resgate do saber popular e transformá-lo em conhecimento produzido para desvendar as raízes e tradições nas quais os alunos fazem parte. Muitas vezes os nossos jovens desconhecem as origens e as verdadeiras tradições que por séculos fizeram parte da história de vida de nossos ancestrais. Esse resgate é essencial para a busca da construção da identidade na formação da cidadania para se perceberem como parte integrante desta sociedade cultural.

Tendo em vista esta perspectiva e em detrimentos as Festas juninas que ocorre em todo o Nordeste durante o período de junho e que fazem parte do currículo escolar e do Folclore Brasileiro, surge a necessidade de compor um Projeto que possa registrar todas a etapas que antecedem os festejos preparativos na escola e que provoca mudanças do cotidiano escolar mobilizando todos aqueles que fazem parte do processo pedagógico.


OBJETIVO DO PROJETO

Resgatar a memória das Festas juninas valorizando a história, costumes, danças ritmos e características por meio de uma gincana cultural que venha proporcionar a Integração dos estudantes, professores, pais e comunidade escolar com finalidade de divulgar as festividades populares e oportunizar um momento de alegria no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO
·         Incentivar o desenvolvimento de manifestações socioeducativas e culturais no âmbito escolar;
·         Promover a integração da comunidade escolar;
·         Incentivar as manifestações do folclore Nordestino.
·         Possibilitar o desenvolvimento da criatividade e a autonomia dos alunos;
·         Consolidar os conhecimentos escolares;
·         Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união em classe;
·         Fortalecer a autoestima;
·         Trabalhar na linguagem corporal (movimento, ritmo, coordenação motora, etc...);
·         Oferecer momentos de lazer a comunidade escolar;
·         Socializar as produções dos alunos.
TURMAS ENVOLVIDAS NO PROJETO

Todas as turmas do turno vespertino da escola.


EQUIPE ENVOLVIDA NO PROJETO
                                                                                        
Direção, coordenadores pedagógicos, professores e representantes de turmas.


DURAÇÃO DO PROJETO

Duas semanas
METODOLOGIA
O Projeto da Festa Junina será desenvolvido e montado na quadra da escola. Por se tratar de um projeto de caráter educativo, estabelecemos uma organização didática, expressa em um regulamento, que deverá orientar o trabalho dos professores, alunos e equipe técnico administrativa.

1º passo:
Definir uma equipe de organização composta por professores e equipe gestora da escola. Esta equipe será responsável por definir as tarefas, que serão distribuídas ao longo da semana, e coordenar o processo.
2º passo:
Definir, por turmas ou misturadas por afinidade, as equipes de alunos que participarão da gincana. Cada grupo tem que:
• Escolher um nome e grito de guerra;
• Definir sua caracterização durante a semana, de acordo com o tema da gincana.

3º passo:
Distribuição das tarefas.
GINCANA JUNINA: REGULAMENTO GERAL
                              

I –COMISSÃO

            A comissão será composta de convidados a serem definidos previamente pela equipe envolvida no projeto.


II-FORMAÇÃO DAS EQUIPES

            Serão formadas três equipes assim selecionadas:
o   1º equipe: 5ºs C,D eE 6ºs anos A, B, C e D;
o   2º equipe: 6ºs E, Fe G 7ºs A,B,C e D
o   3 equipe: 8ºs e 9ºs anos.


III- PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR CADA EQUIPE


1º equipe
2º equipe
3º equipe
Tony
João Maria
Melina
Cristina
Felipe
Edson
Francisco
Walfredo
Evilázio
Joana Darc
Zilma
Aucides
Elza
Socorro
Adriana Aquino
Conceição Queiroz
Poliana
Salvador
Marcio
Catarina
Sergio
Valencia
Jaqueline
Marcos
Maxwel
Paulo Cesar
Conceição Gomes
  • Os professores deverão encaminhar com suas respectivas equipes: grito de guerra, torcida, vestimenta e demais adereços.
  • Na primeira reunião dos responsáveis por equipes (professores), deverá sair um nome para representar a equipe junina.

IV- PROVAS PRÉ-DEFINIDAS

  • Desfile do casal caipira;
  • Apresentação de uma dança junina;
  • Casal para dançar um forró;
  • Piada Caipira;
  • Imitação de um artista caipira;
  • Trazer e fazer uma simpatia junina.
  • Torcida organizada caracterizada.

V-PROVA ANTECIPADA
  • A arrecadação com a venda de bilhetes do balaio junino será uma prova a ser contabilizada na apuração dos resultados

VI- TAREFAS (terão valor entre 5 e 10 pontos)

            As tarefas constarão de 2 critérios: tarefas definidas e tarefa antecipada. A tarefa antecipada serão e realizadas no dia 18/06/09 e as demais provas acontecerão no próprio dia da gincana.

VII- DAS REGRAS

1-     Todas as tarefas deverão ser cumpridas de acordo com os critérios previamente determinados;
2-    Cada equipe terá no máximo dois minutos para iniciar o cumprimento da tarefa;
3-    Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos;
4-    Alunos e professores não poderão mudar de equipe. Caso ocorra terão que apresentar justificativa a comissão julgadora que analisará o caso;
5-    Para inicio da realização das tarefas haverá um sorteio das ordens das equipes;

VIII- PREMIAÇÃO

  • o aluno receberá 1,0 ponto de participação nas atividades propostas, podendo chegar até 2,0 pontos para os vencedores, os quais serão atribuídos em todas as disciplinas.
  • Primeiro lugar- 2,0
  • Segundo lugar-1,0
  • Terceiro lugar – 1,0


IX- MAPA DE PONTUAÇÃO DAS EQUIPES



TAREFAS- VALOR DE 5 A 10 PONTOS
Equipe 1
Equipe 2
Equipe 3
Cumprimento do horário determinado



Disciplina das equipes



Grito de guerra



Melhor torcida caracterizada



Desfile do casal caipira



Apresentação de uma dança junina;



Casal para dançar um forró



Piada Caipira



Arrecadação dos balaios(pela quantidade); 1º lugar 10, 2º lugar 7, 3º lugar  5



Imitação de um artista caipira;



Trazer e fazer uma simpatia junina












Total dos pontos









REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
As atividades do Projeto Junino iniciou pelo entendimento da coordenação observar os alunos nos festejos escolares e constatar que as tradições e comemorações vem perdendo o significado a cada ano no interior da escola. A necessidade de resgatar e relembrar o sentido dos festejos juninos no Nordeste, passa pelo processo de conhecer e vivenciar as piadas caipiras, o linguajar do interior, as danças populares como xote, forró, maxixe e as quadrilhas, que são caracterizadas pelas vestimentas e que durante o projeto foram valorizadas e usadas pelos alunos. Pretende-se desta forma em especial, fazer com que os alunos conheçam a história de Luiz Gonzaga e apreciem as músicas que o iconizaram na Música Popular Brasileira como o “Rei do Baião”.
A gincana foi o meio pedagógico que a escola encontrou para incentivar os alunos a participarem ativamente da Festa Junina da Escola. Todavia foi apresentada aos professores a proposta do Projeto e estes apoiaram de forma unânime formando a organização das equipes e selecionando os alunos responsáveis pelas tarefas e apresentações.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

Equipe de Jurados

Equipe Amarela Campeã

Equipe Laranja  a mais animada

Equipe Vermelha..


Equipe Gestora e coordenação


(ATIVIDADE 2.6 POSTADA POR-ADRYCANELA-ELISANGELA-GERUSA)

3 comentários:

  1. O projeto está muito organizado e bem defenido. Que bom! Parece que vocês conseguiram que todos os alunos participassem deste trabalho!!!

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  2. Participar da Gincana Junina do Arcãngela foi muito bom e animado. Descobrimos que muitos colegas tem facilidade para contar piadas e ajudar o grupo. Minha equipe ganhou!
    (João Paulo 7ºA)

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  3. Este trabalho da gincana junina foi maravilhoso discubrimos que tinha-mos talentos para contar causos piadas e danças tipicas foi ótimo d+++++++ Evilim do 8ºC

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