sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ADOLESCENTE/SEXUALIDADE: UM SER HUMANO EM CONSTRUÇÃO


ESCOLA MUNICIPAL DR JÚLIO GOMES DE SENNA
Atividade 2.9
Luciana Sobral
Zuleica Câmara
Léa Barreto
OBJETIVO GERAL

  •       Proporcionar  aos alunos do 8° e 9° anos a reflexão sobre alguns questionamentos inerentes a fase da adolescência,  despertando a consciência do que são e  a necessidade de compreender os valores responsáveis pela  formação  da sua personalidade dentro do contexto Sócio cultural e histórico.
OBJETIVO ESPECÍFICO
  •   Conhecer a si mesmo, descobrindo verdadeiro sentido da vida;
  •   Diferenciar  sexo e sexualidade;
  •   Desenvolver  o entendimento a respeito do sexo como uma questão de gênero;
  •   Reconhecer que a sexualidade transcende a esfera estritamente biológica;
  •   Compreender que a sexualidade é concebida como mais um produto de consumo;

Públicos Alvos
  •    O projeto será direcionado para alunos dos 8° e 9° anos da Escola Municipal Dr. Julio Gomes de Senna, considerando que os mesmos encontram-se na fase da adolescência, conforme o estatuto da criança e do  adolescente.

Disciplinas  e conteúdos

  • Língua Portuguesa: Produção e gêneros textuais.
  • Matemática: Coletas de dados,  tabelas, situações problemas.
  • História: As imagens e os valores em relação ao corpo,  história da sexualidade, dos tabus coletivos, da organização das famílias e da educação sexual.
  • Ciências: Corpo matriz da sexualidade, identidade, gênero e diversidade sexual. 
  • Cidadania:  O respeito mútuo, independente de sua origem social,  sexo e opção sexual.
  • Inglês: Merchandising
  • Ensino Religioso: Crise da adolescência (humor, impaciência, reclamações, conflitos);
    Adolescente, eu?

Mídias e tecnologias
Serão utilizados todos os recursos que a escola dispõe:
  •  Computadores com internet
  • Câmera digital
  • Filmadora
  • TV e Vídeo
  • Rádio
  • Impressos (Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas Impressas e On-line)
Metodologia
  • Leitura e análise de textos e músicas;
  • Exibição de documentários e vídeos;
  • Reflexão, debates e discussões;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Aulas expositivas com slides;
  • Pesquisas.
Atores e papéis
  • Comunidade: caberá participar das ações desenvolvidas   consciente do seu papel dentro e fora da comunidade escolar como agente multiplicador  no contexto social.
  •  Prefeitura e secretaria municipal de educação: dar  suporte  e condições para atender as necessidades da escola  quando solicitadas
  • Professores:  responsáveis pelo planejamento, organização e apoio à execução do projeto. 
  • Alunos: terão o papel de interação, conscientização, senso crítico e participação nas atividades.
  • Gestores:  promover situações favoráveis á comunicação, ao debate e a reflexão, criando condições que facilite o trabalho  dos professores e alunos. 

  • Duração e Período de realização

                    

    O  projeto   terá  a  duração de quatro semanas, ocorrendo  num período dos dias 14 de Março a 08 de Abril de 2011.

Anexos








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