Após o início da discussão com os professores, cada professor trabalhou com sua respectiva turma. Adotando um tema de acordo com a sua disciplina.
A professora de história trabalhou o filme: A Era do Gelo
Antes da exibição do filme, foi passado aos alunos um roteiro de observação do filme A Era do Gelo 2, ressaltando partes relevantes, para que estes dessem ênfase ao tema que seria posteriormente trabalhado. No roteiro constavam informações sobre o período em que se passava o filme (há 2 milhões de anos atrás), com especial atenção ao aumento da temperatura seguido pelo derretimento das geleiras e conseqüente destruição de habitats, além de algumas reflexões sobre as mudanças ocorridas. O filme, com duração de 91 minutos, foi exibido na íntegra, ocupando 2 aulas consecutivas. Após a exibição, no tempo restante, os alunos puderam expor suas emoções e sensações que o filme ajudou a despertar. Na aula do dia seguinte, foi feita uma roda na classe para que os alunos pudessem, com a ajuda do roteiro e suas próprias observações, opinar sobre o filme, além de discutir sobre os temas propostos anteriormente. A avaliação da atividade foi feita durante a exibição do filme (percepção de suas reações) e após o mesmo (através do debate).
Nos momentos prévios à exibição do filme, pode-se notar que os alunos ficaram ansiosos com a oportunidade de uma aula diferente da tradicional. Como eles receberam instruções sobre como seria a aula, durante a exibição do filme, os alunos prestaram bastante atenção aos detalhes presentes no roteiro, para que pudessem elaborar um relatório depois. Nos minutos finais da aula, subseqüentes ao filme, os alunos expressaram suas opiniões em relação ao filme. Por estar no final da aula, não houve muito tempo p debates e discussões. No ara dia seguinte, houve continuação.
Nos momentos prévios à exibição do filme, pode-se notar que os alunos ficaram ansiosos com a oportunidade de uma aula diferente da tradicional. Como eles receberam instruções sobre como seria a aula, durante a exibição do filme, os alunos prestaram bastante atenção aos detalhes presentes no roteiro, para que pudessem elaborar um relatório depois. Nos minutos finais da aula, subseqüentes ao filme, os alunos expressaram suas opiniões em relação ao filme. Por estar no final da aula, não houve muito tempo p debates e discussões. No ara dia seguinte, houve continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário