segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O texto e o hipertexto em sala de aula

PROINFO

TUTORA: SOCORRO SOBRAL

CURSISTA: JOÃO MARIA DE CASTRO PONTES



PROJETO DIDÁTICO



TEMÁTICA: O TEXTO E O HIPERTEXTO EM SALA DE AULA

CLIENTELA: ALUNOS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA



1 JUSTIFICATIVA



O hipertexto tem se tornado uma ferramenta importante em que se pode explorar a informação e a comunicação de maneira interativa como um processo constante de retroalimentação de conteúdos que alimentam toda uma rede e quem dela se utiliza.

Tornou-se impossível não se utilizar uma pedagogia virtual e tão pouco impossibilitar o caminhar do aluno que quer aprender reduzindo essa curiosidade apenas a giz e a quadro.

Sendo assim, tem-se a necessidade de trabalhar um projeto de leitura utilizando para isso o mundo virtual através dos textos e hipertextos que se compilam na maior biblioteca do mundo, a internet.

Portanto, o hipertexto e o texto podem ser utilizados por, professores e alunos, como uma ferramenta na tentativa de trabalhar o processo de letramento, práticas sociais de leitura e escrita, por meio de uma agregação de saberes construídos ao longo de uma evolução histórica e hoje tão difundida pela pedagogia interativa, criativa e lúdica das Tecnologias da Informação e Comunicação.



2 OBJETIVOS



2.1 OBJETIVO GERAL

·         Analisar a contribuição do hipertexto no processo de letramento.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar o que é um hipertexto;

·         Reconhecer a funcionalidade do hipertexto e dos links ao qual se agregam;



3 RECURSOS METODOLÓGICOS



·         Laboratório de Informática: Conduzir os alunos a esse espaço para que se familiarizem com o computador;

·         Computador: Apresentar o PC e a função de cada parte que o compõe;

·         Internet: Apresentar a internet e o navegador de busca para que os alunos encontrem textos a partir de assuntos que gostariam de pesquisar;

·         Links: Solicitar que os alunos percebam a riqueza de textos que se interligam com imagens através desses portais virtuais.



4 AVALIAÇÃO



A avaliação ocorrerá durante o processo em que se estará ministrando as aulas observando o desempenho e a socialização de saberes entre os agrupamentos, visto que esse trabalho será contínuo obedecendo à evolução dos grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário