PROINFO
TUTORA: SOCORRO SOBRAL
CURSISTA: JOÃO MARIA DE CASTRO PONTES
PROJETO DIDÁTICO
TEMÁTICA: O TEXTO E O HIPERTEXTO EM SALA DE AULA
CLIENTELA: ALUNOS DOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1 JUSTIFICATIVA
O hipertexto tem se tornado uma ferramenta importante em que se pode explorar a informação e a comunicação de maneira interativa como um processo constante de retroalimentação de conteúdos que alimentam toda uma rede e quem dela se utiliza.
Tornou-se impossível não se utilizar uma pedagogia virtual e tão pouco impossibilitar o caminhar do aluno que quer aprender reduzindo essa curiosidade apenas a giz e a quadro.
Sendo assim, tem-se a necessidade de trabalhar um projeto de leitura utilizando para isso o mundo virtual através dos textos e hipertextos que se compilam na maior biblioteca do mundo, a internet.
Portanto, o hipertexto e o texto podem ser utilizados por, professores e alunos, como uma ferramenta na tentativa de trabalhar o processo de letramento, práticas sociais de leitura e escrita, por meio de uma agregação de saberes construídos ao longo de uma evolução histórica e hoje tão difundida pela pedagogia interativa, criativa e lúdica das Tecnologias da Informação e Comunicação.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
· Analisar a contribuição do hipertexto no processo de letramento.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar o que é um hipertexto;
· Reconhecer a funcionalidade do hipertexto e dos links ao qual se agregam;
3 RECURSOS METODOLÓGICOS
· Laboratório de Informática: Conduzir os alunos a esse espaço para que se familiarizem com o computador;
· Internet: Apresentar a internet e o navegador de busca para que os alunos encontrem textos a partir de assuntos que gostariam de pesquisar;
· Links: Solicitar que os alunos percebam a riqueza de textos que se interligam com imagens através desses portais virtuais.
4 AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante o processo em que se estará ministrando as aulas observando o desempenho e a socialização de saberes entre os agrupamentos, visto que esse trabalho será contínuo obedecendo à evolução dos grupos
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