sábado, 10 de setembro de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO

PROJETO PEDAGÓGICO A MATEMÁTICA E O SISTEMA MONETÁRIO APRENDENDO COM O REAL ATIVIDADE 2.6 Por: Joselia, Eleide Ana e Vitoria

“A experiência ensina e investigações confirmam que todos nós recordamos melhor aquilo que fazemos ativamente.” (SALOMON, 1999,P.127)

APRESENTAÇÃO As múltiplas interações só é possivel se pensarmos no processo de ensino-aprendizagem. O ensino formal, em que o aluno não participa e não interage em seu processo de construção do conhecimento, é algo mais do que questionável atualmente. Dessa forma, podemos citar, dentre várias vantagens dos projetos, a mais importante, que é a troca da passividade do aluno pela interação. Os projetos, com certeza, parecem suprir essa necessidade de fazer com que o aluno rompa com sua passividade e interaja de diferentes maneiras em todas as etapas de sua execução. Planejar um trabalho de maneira favorável ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, e a construção do conhecimento matemático é de grande importância no processo de ensino aprendizagem, dentro de um contexto atual e real, que favoreça mecanismos da compreensão através da prática. Sendo assim, este projeto objetiva desenvolver atividades didáticas dentro da disciplina da matemática, onde será trabalhado o Sistema Monetário com atividades variadas, com alunos da EJA(Ensino de Jovens e Adultos) que serão desenvolvidas dentro de um processo prático, com uma interação entre teoria e prática planejar atividades que facilitaria o processo de aprendizagem dos alunos decorrentes de experiências, e trabalhar aspectos do cotidiano JUSTIFICATIVA O Ensino de matemática na EJA do 3º nível A e B é composto por várias situações que requer uma atenção especial do professor, pois é neste período que o aluno vai adquirindo conhecimentos e desenvolvendo seu raciocínio lógico, fazendo relações e descobrindo novos conceitos. Para isso, o professor deve está atento para intermediar este processo, com práticas que despertem no aluno a busca pelo conhecimento e a descoberta do novo. Diante deste contexto, a pedagogia de projetos é de grande relevância para o processo de ensino aprendizagem, pois facilita a compreensão e possibilita momentos prazerosos em aulas diversificadas e práticas, com a participação direta do aluno. A fim de possibilitar ao aluno, criar, descobri e construir o conhecimento, a proposta deste projeto visa propor uma metodologia de trabalho ativa, criativa e dinâmica, objetivando que o educando realize a construção de um saber através de experiências práticas, com situações do cotidiano, desenvolvendo o conhecimento lógico matemático sua capacidade de pensar, executar e resolver situações problemas. Deste modo, o projeto pretende levar o aluno a pensar ativamente na vida diária e saber sobre muitas coisas simultaneamente, desenvolvendo todos os tipos de pensamento por si mesmos, levando-a a construir sua autonomia. Através das atividades, pretende-se que o aluno desenvolva vários conceitos, às vezes complexos para os mesmos, mas que através da experiência prática poderá ser melhor adquiridos. OBJETIVO GERAL Compreender a importância e a necessidade de um sistema monetário para a sociedade, vivenciando experiências práticas e desenvolvendo habilidades cognitivas e o conhecimento lógico matemático na realização de atividades que possibilite a autonomia através de conceitos e conteúdos envolvidos no projeto. OBJETIVOS ESPECIFICOS O projeto visa promover a percepção do educando como sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, de maneira que reflita e expresse suas opiniões sobre os saberes e o mundo. Assim, construirá conhecimentos, desencadeando atos de, tolerância e humildade, o que nutri o verdadeiro sentido de do coletivo. Com isso pretende-se: • Compreender o processo de manutenção da sociedade; através do consumo de bens, serviços e etc; • Integrar escola, família e comunidade, através de atividades extra classe; • Despertar a prática cidadã, através do processo do trabalho, a tolerância e a cooperação; • Incentivar o desenvolvimento das competências cognitivas, reflexivas e afetivas; • Proporcionar reflexão sobre respeito e valorização da vida e da dignidade humana; • METODOLOGIA As atividades propostas no projeto serão desenvolvidas em uma perspectiva de experiências práticas, partindo do conteúdo principal: sistema monetário. As atividades serão realizadas diariamente com os mais diversos instrumentos que se darão através de: a- Realização de um Brechó, envolvendo relações de compra e venda; b- Realização de um Sebo, desenvolvendo negociações de valores financeiros. A ação educativa aqui apresentada fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. As ações têm como ponto de partida a construção de um “conhecimento financeiro sistematizado”, realizado através de dinâmicas de grupo, pesquisas, além de outras atividades de caráter inovador com relação à metodologia de ensino, buscando sempre identificar e caracterizar a importância da moeda e que a mesma é relevante para a sociedade. Em todas as propostas serão trabalhadas questões envolvendo as quatro operações, como também vários conteúdos das mais variadas disciplinas. Será baseada em atividades que proporcionam a reflexão e a participação ativa dos alunos. Contará com momentos de aulas expositivas, dinâmicas de grupo, e apresentação de trabalhos, leituras, debates, atividades teóricas e práticas referentes aos temas estudados. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

RECURSOS DIDÁTICOS Serão utilizados vários instrumentos que possibilite a experiência prática das atividades. Matérias e Objetos. O MUNDO DO REAL : - Cartazes com figuras de cédulas e moedas - Roupas usadas; - Brinquedos; - Materiais escolares ( lápis, borrachas, cola, pincel e etc). - Pincel; - Cartolina; DELICIA DE PREÇO: - Cédulas (fictícias) QUEM DÁ MAIS - Livros ( os alunos fariam campanha de arrecadação de livros usados) - Mesas - Cartolinas e pinceis - Sucatas ( Garrafas, caixas, tubos, jornal e etc) . CULMINÂNCIA: Depois de várias atividades desenvolvidas em sala voltadas para o trabalho com o Sistema Monetário no cotidiano de cada aluno, a turma terá a oportunidade de concluir seu trabalho com muita criatividade e participação da comunidade escolar.. Os alunos puderam vivenciar um pouquinho experiências de negociações, confecções de materiais e mostrar o conhecimento adquirido. Como o trabalho foi iniciado alguns dias antes com diversas atividades, tais como: realização de um brechó e por sim a experiência de realização de um Sebo, cada aluno pode vivenciar experiências práticas e interagir através da matemática com uma diversidade de conteúdos.Desta maneira, a atividade de culminância fará com que todos se envolvam de forma significativa contribuindo para o sucesso da apresentação final. Portanto os alunos participarão de uma exposição incluindo: A culminância do nosso projeto será desenvolvida de maneira participativa entre toda a comunidades escolar. Será na sexta feira, onde os alunos apresentarão suas atividades trabalhadas durante toda a semana e colocarão em prática todas as experiências vividas de forma que os mesmos atuem colocando em prática o que aprenderam durante o projeto. Deste modo será organizado as seguintes atividades: • Organização de uma exposição contendo todo o material produzido pelos alunos; • Os alunos atuarão como vendedores de um Brechó organizado por eles mesmos; • Alguns alunos também atuarão como negociantes em um sebo. Vale salientar que todas estas atividades serão organizadas pelo professor e alunos durante as experiências que estes vivenciaram durante a semana. O professor estará orientado e intermediando as relações durante a atividade que será aberta a comunidade escolar. AVALIAÇÃO: O processo avaliativo do projeto se dará através de observação no desenvolver das aulas, dos registros de acompanhamento, onde será possível diagnosticar o desenvolvimento do aluno no decorrer do período do projeto, considerando o processo de ensino-aprendizagem em globalidade, dando valor a sua auto-avaliação. Também se dará mediante a observação da efetivação dos objetivos propostos, considerando a participação do aluno, nas atividades executadas, durante toda a semana, analisando a produção, dos conhecimentos adquiridos mediante o em que cada aluno faz uma avaliação das atividades desenvolvidas .Por fim, será realizada uma avaliação qualitativa dos trabalhos apresentados e das atividades realizadas, considerando: * Avaliação das apresentações e/ou exposições; * Avaliação contínua nas negociações e atividades de acompanhamento; * Resultado das avaliações dos alunos; REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS CERULLO, Maria Inez de C; SATO, Maria Tomies; CHACUR, Regina Maria. Trocando Idéias: matemática: ensino fundamental. 3ª série. Scipione. São Paulo. 2004. KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: papirus, 1984. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro, Pedagogias de Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Érica, 2008.

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