Série: 9° ano
Tema: Bullying na Escola
Apresentação:
A vida humana ganha a sua riqueza se é construída e experimentada tomando como referência o princípio da dignidade. Toda e qualquer pessoa é digna e merecedora do respeito de seus semelhantes e tem como direito boas condições de vida e de oportunidade de relizar seus projetos.
O projeto Bullying na escola visa estimular o respeito às diferenças dentro e fora do âmbito escolar.
Objetivos:
Compreender a importância do tema Bullying na escola, estimulando e divulgando a formação em educação não sexista, antirracista, sem preconceito ou intolerância, visando o bem-estar coletivo.
Metodologia:
- Livros ( Prof. Raimundo - Língua Portuguesa )
- Revistas e jornais ( Prof. Paulo - geografia )
- Textos de pesquisa sobre o tema ( Profa. Iremar - História )
- Filmes e músicas ( Prof. Cristovam )
- Pesquisas na comunidade ( Profa. Waleska - Ciências )
- Fôlderes ( Prof. Giliam - Ed. Física )
- Produções escritas dos alunos e professores ( Todos envolvidos )
- Poesias ( Profa. Waleska - Artes )
- Internet ( Profas. Cecília e Ladjane )
- Cartazes ( Profa. Helicarla - Língua Inglesa )
Objetivos específicos:
- Estabelecer estratégias para o trabalho de sensibilização e combate as práticas agressivas e repetitivas que possam causar angústia e sofrimento.
- Promover a criação de um ambiente educacional e social onde meninos e meninas, homens e mulheres, sejam tratados igualmente.
- Valorizar os pontos de vista de pessoas com opiniões diferentes.
- Construir um dia a dia justo, livre e solidário no ambiente escolar e fora dele.
- Promover o bemde todos, sem preconceito de origem, raça, cor, idade, aparência física, etc.
- Contribuir para o combate à prática de bullying e cyberbullying nas relações interpessoais.
Pesquisa, seleção e exploração de vários textos relacionados ao tema central e pertinentes ao projeto.
- Internet - pesquisas, entrevistas, textos, etc.
Estratégias:
- Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para reconhecer a experiência e saber o que pensam os alunos sobre o tema.
- Pesquisar e selecionar textos sobre o tema a ser desenvido no projeto.
- Criar condições para a participação efetiva dos alunos.
- Registrar numa pasta no computador os avanços proporcionados no dia a dia da escola durante a vigência do projeto.
Avaliação:A avaliação será contínua e processual, de forma natural, através do diálogo diário, dos debates promovidos, das navegações na rede e dos registros de atividades vivenciadas ao longo dos trabalhos. O processo de avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a competência dos alunos em relação a temática, bem como a mudança de comportamento mediante o conhecimento adquirido e experimentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário