sábado, 10 de setembro de 2011

Relato da Prática

ATIVIDADE 2.8 Por:Joselia, Eleideana e Vitoria A nossa proposta pedagógica visa formar cidadãos críticos, participativos e conscientes de seu papel em sociedade. Entendemos que é necessário trabalhar a formação cidadã do aluno a partir de atos e comportamentos que visem o bem coletivo. Na EJA, a experimentação e a vivência são de suma importância para que os alunos construam saberes e sua própria identidade. Isso significa fazer a própria história, construir conhecimentos, despertar a autonomia. Para que a história de cada um seja construída por si mesmo, é preciso ser desencadeado, na escola, um trabalho significativo que oportunize ao aluno a experiência e a situação concreta, num conjunto de atividades que possibilitem a compreensão das semelhanças e diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural, político e econômico de sua região, de sua comunidade. A melhor estratégia para a realização desse tipo de trabalho é a utilização de projeto. Essa modalidade de articulação dos conhecimentos escolares apresenta-se como uma das melhores maneiras de organizar as atividades de modo flexível. A pedagogia de projetos permite viver numa escola alicerçada na realidade, aberta às diferentes relações com o mundo exterior. O referido Projeto nos proporcionou uma experiência de grande significado para todos nós, pois partindo da elaboração do mesmo, conseguimos identificar a importância que trabalhos pedagógicos voltados para o crescimento do aluno nos seus mais variados aspectos, nos alertou para o grande alcance que a Pedagogia de Projetos pode realizar. Deste modo, esperamos ter contribuído para um processo de aquisição do conhecimento de forma participativa e prazerosa. Nossos alunos além de ter adquirido conhecimento, os mesmos se divertiram muito com o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário