Relato da experiência
A atividade de inclusão digital foi elaborada para atender alunos do fundamental I, promovendo aos educandos um mundo novo para eles, onde tiveram a possibilidade de digitar seus textos, procurando e identificando as letras no teclado, enquanto apareciam no computador. As crianças ficaram atentas a tudo, pois queriam desvendar o desconhecido para elas até então. Aos poucos foram se familiarizando com a novidade e o trabalho foi fluindo naturalmente com a minha orientação. Os alunos queriam saber para que serve cada tecla, quando erravam uma letra, que aflição! Perguntavam como iriam apagar, cadê a borracha? E foram descobrindo passo a passo o que precisavam em cada tecla, para que serve a medida que iam digitando seu texto. Foram textos diversificados de acordo com o conhecimento de cada um. Uns digitaram palavras, outros digitaram frases e alguns já conseguiram digitar um texto maior, como: poesias e receitas, ficando a critério do aluno.
Foi um trabalho muito gratificante, prazeroso, de construção de conhecimento significativamente. E a cada descoberta que faziam, eles comemoravam.
Não satisfeitos com tudo o que haviam descobertos, no final da atividade perguntaram: - Como é que eu vou tirar o meu texto do computador?
Daí, então apresentei à turma a impressora e fui explicando para eles como faríamos para cada um ter o seu texto em mãos, como também o cd, o pendrive...
Foi uma aula muito rica, muito boa e satisfatória tanto para os alunos como também para mim, como professora, pois ensinar é ajudar a construir sonhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário