quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.2 - DARILENE RODRIGUES DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL  DR. AUGUSTO MEIRA

ENSINO  FUNDAMENTAL

PROFESSORA:  DARILENE RODRIGUES DE SOUZA

MINI-PROJETO

DISCIPLINA :  GEOGRAFIA

TEMA:   A música nas aulas de geografia.



01-JUSTIFICATIVA:

                        Diante de  tantos desafios no trabalho docente atual, torna-se imprescindível novas metodologias que possibilitem a inserção do aluno no processo de construção do saber, em meio a uma sociedade dinâmica e  de contraste.  A mídia é uma opção de superação da visão tradicionalista do ensino, não baseada no simples repassar de conhecimentos.  Portanto existem várias formas de facilitar o aprendizado do aluno em diversas linguagens, como por exemplo: a utilização de músicas, computadores, poesias, filmes e etc. Visando o  pleno desenvolvimento do aluno de forma prazerosa, buscamos uma nova concepção para o ensino da geografia, por tratar de uma ciência humana que preza e depende  do referencial teórico-metodológico de análise crítica e reflexiva.Em meio a isso busca-se a música de Seu Jorge-“Brasis” para ser  contextualizada no mundo atual.

02- CONTEÚDO:  Música:   Brasis”



Seu Jorge


RELATO DE EXPERIÊNCIA

    O MINI-PROJETO, foi desenvolvido na Escola Municipal Dr. Augusto Meira, com jovens  adolescentes de diversas faixa etária do fundamental II, no primenro momento foi levado a música nas aulas de geografia , depois foi escolhida a música Brasis de Seu Jorge, que comtempla a cultura do povo , na sua formação sócio-cultural do país, no que diz a respeito das  atualidades, visto essa etapa foi trabalhado a  letra da música na sua contextualização ,sobre desigualdades e contraste existente no Brasil, foi incorporado como estratégias  as mídias:  o som, o texto escrito e o computador com o uso das  pesquisas  nos blogs www.inclusodigitalnovopatamarparaaeducao.blogspot.com e www.draugustomeirablogspot.com   todas as  de atividades houve a interação das tics. Foram postados links do blog: a música para ouvir , cantar, a imagem do autor e as atividades para   responder e refletir. O    material postado foi direcionado para uma a compreensão crítica e reflexiva. O mine-projeto foi realizado com a ajuda do professor da disciplina. Percebeu-se que os alunos despertaram  para as  atividades, com mais interesse, o processo de ensino aprendizagem obteve mais êxito com rersutados favorecedores.
     O momento da nossa história denominada sociedade , está marcada pelas mudanças da comunicação e da informação tecnológicas e científicas, portanto é necessario que  nos professores possamos favorer aos nosos alunos momentos de discussões do processo histórico do país, expondo suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário