ESCOLA MUNICIPAL DR. AUGUSTO MEIRA
ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA: DARILENE RODRIGUES DE SOUZA
MINI-PROJETO
DISCIPLINA : GEOGRAFIA
TEMA: A música nas aulas de geografia.
01-JUSTIFICATIVA:
Diante de tantos desafios no trabalho docente atual, torna-se imprescindível novas metodologias que possibilitem a inserção do aluno no processo de construção do saber, em meio a uma sociedade dinâmica e de contraste. A mídia é uma opção de superação da visão tradicionalista do ensino, não baseada no simples repassar de conhecimentos. Portanto existem várias formas de facilitar o aprendizado do aluno em diversas linguagens, como por exemplo: a utilização de músicas, computadores, poesias, filmes e etc. Visando o pleno desenvolvimento do aluno de forma prazerosa, buscamos uma nova concepção para o ensino da geografia, por tratar de uma ciência humana que preza e depende do referencial teórico-metodológico de análise crítica e reflexiva.Em meio a isso busca-se a música de Seu Jorge-“Brasis” para ser contextualizada no mundo atual.
02- CONTEÚDO: Música: “ Brasis”
Seu Jorge
O MINI-PROJETO, foi desenvolvido na Escola Municipal Dr. Augusto Meira, com jovens adolescentes de diversas faixa etária do fundamental II, no primenro momento foi levado a música nas aulas de geografia , depois foi escolhida a música Brasis de Seu Jorge, que comtempla a cultura do povo , na sua formação sócio-cultural do país, no que diz a respeito das atualidades, visto essa etapa foi trabalhado a letra da música na sua contextualização ,sobre desigualdades e contraste existente no Brasil, foi incorporado como estratégias as mídias: o som, o texto escrito e o computador com o uso das pesquisas nos blogs www.inclusodigitalnovopatamarparaaeducao.blogspot.com e www.draugustomeirablogspot.com todas as de atividades houve a interação das tics. Foram postados links do blog: a música para ouvir , cantar, a imagem do autor e as atividades para responder e refletir. O material postado foi direcionado para uma a compreensão crítica e reflexiva. O mine-projeto foi realizado com a ajuda do professor da disciplina. Percebeu-se que os alunos despertaram para as atividades, com mais interesse, o processo de ensino aprendizagem obteve mais êxito com rersutados favorecedores.
O momento da nossa história denominada sociedade , está marcada pelas mudanças da comunicação e da informação tecnológicas e científicas, portanto é necessario que nos professores possamos favorer aos nosos alunos momentos de discussões do processo histórico do país, expondo suas opiniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário