ATIVIDADE 2.6
ESCOLA MUNICIPAL DR.AUGUSTO MEIRA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2º SEGMENTO - TURNO: NOTURNO
PROJETO PEDAGÓGICO
TEMA: CEARÁ-MIRIM: RAIZ DE CULTURA E ARTE DO RIO GRANDE DO NORTE
DARILENE RODRIGUES DE SOUZA
SOLANGE MARIA SILVA DO NASCIMENTO
Ceará - Mirim 18 de julho de 2011.
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que a cultura de um povo, os seus costumes e sua autonomia perpassam pela construção da cidadania. Sendo assim, seus feitos e sua bravura, registrados pela história, nada mais são do que, segundo os grandes pensadores, a literatura narrada que socializa, desmistifica e eleva a grandeza de uma gente.
A temática escolhida sugere o resgate de um Ceará - Mirim cuja cultura e arte enaltecem as terras potiguares elevando o Estado do Rio Grande do Norte como celeiro de grandes intelectuais que ganham renome mundo a fora.
Entre poetas, escritores e idealistas sonhos se fizeram e se não fossem esses sonhos não teríamos história para contar. E aqui novamente, após 153 anos de sua emancipação partilhamos os mesmos sonhos na tentativa de fazermos acontecer uma escola e um ensino de qualidade.
Portanto, Ceará- Mirim merece os aplausos e as recomendações da história para contar. E novamente, após 153 anos de sua emancipação partilhamos os mesmos sonhos na tentativa de fazemos acontecer uma escola e um ensino de qualidade.
Portanto, Ceará - Mirim merece os aplausos e as recomendações da história rediviva se faz nesse projeto cujas raízes estão ligadas a cultura e arte de um povo que “ gosta de gente, de ser homem, porque tem certeza de que não é determinado, mas sim, inacabado”(FREIRE, 1996), conquanto capaz de fazer história e de não deixar se levar por fatos.
OBJETIVO GERAL:
- Resgatar a cultura e a arte de um povo, visando com ponto principal a aprendizagem, o reconhecimento do seu município, sua contextualização das informações dentro dos princípio das propostas da pedagogia dos projetos, que contempla o Projeto Político Pedagógico da Escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os elementos culturais e artísticos que contribuíram para o desenvolvimento de Ceará - Mirim;
- Conhecer a cultura local;
- Compreender a importância dessa cidade no contexto histórico do RN.
- Usar as novas tecnologias no âmbito escolar;
- Favorecer aos alunos o processo ensino-aprendizagem por meio da interdisciplinaridade;
- Supervisionar, orientar e apoiar o grupo de professores e alunos no decorrer do projeto;
- Incentivar o trabalho em equipe entre os professores;
- Reconstruir um conhecimento mais bem elaborado sobre o município por meio da comunidade escolar.
METODOLOGIA:
Uso de mídias e tecnologia;
Internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora, etc;
Internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora, etc;
Outras atividades paralelas;
Show de talentos;
Exposição de desenhos;
Exposição de fotos;
Painel de poesia;
Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
aulas expositivas;
Show de talentos;
Exposição de desenhos;
Exposição de fotos;
Painel de poesia;
Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
aulas expositivas;
Oficinas pedagógicas.
CRONOGRAMA:
- Dia : 18/07
Apresentação da minuta do projeto;
- Dia: 19/07
Documentário sobre Ceará - Mirim;
Entrega de folder para os alunos;
- Dia: 20 e 21/07
- Oficinas Pedagógicos.
- Dia: 22/07
- Culminância do projeto;
Exposição de trabalhos das oficinas pedagógicos;
Lanche (comidas típicas - caldo de cana de açúcar com pão doce);
Apresentação Cultural:
Com os alunos da escola ( poesias);
Apresentação dos caboclinhos de Ceará - Mirim
SUJEITOS: Equipe técnica e pedagógica da escola.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Língua portuguesa, artes, cultura, matemática, história, geografia, ciências,
Ética, inglês e ensino religioso.
COMENTÁRIO DE ALUNO:
Eu falei sobre a igreja matriz, porque achei muitas coisas interesantes, me fez relembrar de muitas coisas que não sabia sobre o município e fiquei impressionado com tudo que vi.
Mayco rodrigo e colega de turma.
turma: N3 B - noturno
COMENTÁRIO DO PROFESSOR:
A escola com a sua função cidadão deve proporcionar a sua clientela conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento da cidadania.
No processo de ensino -aprendizagem o conhecimento da cultura culmina com a valorização do ser , pois, o conhecimento é valorizar sua própria cultura.
A cultura é o caminho para se cultivar os valores presentes na sociedade.
Professora: Ziane
COMENTÁRIO DE ALUNO:
Eu falei sobre a igreja matriz, porque achei muitas coisas interesantes, me fez relembrar de muitas coisas que não sabia sobre o município e fiquei impressionado com tudo que vi.
Mayco rodrigo e colega de turma.
turma: N3 B - noturno
COMENTÁRIO DO PROFESSOR:
A escola com a sua função cidadão deve proporcionar a sua clientela conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento da cidadania.
No processo de ensino -aprendizagem o conhecimento da cultura culmina com a valorização do ser , pois, o conhecimento é valorizar sua própria cultura.
A cultura é o caminho para se cultivar os valores presentes na sociedade.
Professora: Ziane
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de maneira contínua, processual e diagnóstica com vistas no desempenho dos alunos diante das atividades que serão realizadas.
REFERÊNCIAS:
FREIRE,P.Pedagogia da autonomia.Editora Paz e terra.1996
e-mail: proinfotic@bol.com.br
VALENTE,José Armando.Aprendizagem continuada ao longo da vida.
O que é projeto. Disponível em: http://www2.furg.br/supext/faq/faq10.html> acesso em 25/11/200.
REVISTA,Nova escolar: Dúvidas sobre projetos didáticos? Não mais. pág.50-51.ed.nº13-abril/maio 2011.
ANEXOS
- FOLDER DO PROJETO;

PREFEITURA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DR. AUGUSTO MEIRA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TEMA: CEARÁ-MIRIM: RAIZ DE CULTURA E ARTE DO RIO GRANDE DO NORTE
De 18 à 20 de julho
Ceará – Mirim-Julho/11
DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO
ERINEIDE GOMES NETA
MARIA DE FÁTIMA ARAÚJO
APOIO PEDAGÓGICO
DARILENE RODRIGUES DE SOUZA
SOLANGE MARIA SILVA DO NASCIMENTO
JOÃO MARIA DE CASTRO PONTES
EQUIPE DE PROFESSORES
EDSON TORRES
IVONILSON SIMÃO SEVERO
IVAILTON MORAIS
JOÃO FERNANDES
LILLYAN SIQUEIRA
MARIA ZIANE DE ALMEIDA DANTAS
PAULO HENRIQUE FÔNSECA
SEVERINO MARTINIANO
VANUSA SOARES
VITÓRIA CRUZ
A pedagogia dos Projetos
A pedagogia de projetos visa à significação desse espaço escolar, transformando-o em espaço vivo de interação, aberto ao real e às múltiplas dimensões. O Trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos
prontos. (LEITE,1994)
Nenhum comentário:
Postar um comentário