sábado, 10 de setembro de 2011

ativ2.8_elizabete-cyria-raquel


 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DR. JÚLIO GOMES DE SENNA






PROJETO


TEMA: Impacto Ambiental: ação do homem sobre o Meio Ambiente










Organização: Educandos, Professores e Equipe pedagógica do turno noturno.







Ceará-Mirim/RN
2011










































A responsabilidade social e a preservação ambiental
significa um compromisso
com a vida.”



JUSTIFICATIVA

A questão ambiental é um tema em alta nos dias atuais, não por ser um tema em moda e sim por se tratar de que afeta todos os ecossistemas do planeta terra. Atualmente nota-se um novo olhar das camadas sociais, em relação à conservação dos recursos naturais, onde a escola tem um papel preponderante nesta conscientização, podendo estas temáticas com os conteúdos curriculares interdisciplinar, desta forma oportunizando aos educandos a construção de saberes significativo.
Nesse sentido, as instituições públicas devem tomar uma posição em defesa desse bem de todos - O Meio Ambiente- fazendo sua parte para a melhoria e prevenção do ar, das águas e do solo do planeta terra.
Deste modo, esta escola estará desenvolvendo este projeto didático no decorrer do primeiro semestre letivo objetivando uma reflexão crítica sobre o papel dos indivíduos nesta preservação ambiental, contemplando o tema sugerido pelos alunos em uma pesquisa realizada nas primeiras semanas de aula.


OBJETIVOS


GERAL:
  • Conscientizar sobre a importância do meio ambiente e desenvolver atitudes individuais e coletivas de preservação.


complexidade

ESPECÍFICOS:

  • Contextualizar a história dos quatro elementos da natureza por meio de pesquisa, debate e reflexão.
  • Responsabilizar-se pelo meio em que vive.
  • Socializar o Projeto didático, através da confecção de cartazes, apresentação de seminários, construção de textos.
  • Refletir sobre a importância dos quatro elementos fundamentais da natureza: Terra, Água, Ar e Fogo.




PÚBLICO ALVO:
Esse projeto beneficiará os alunos da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno, professores, funcionários e a comunidade em geral.








ÁREAS DE CONHECIMENTO:

CIÊNCIAS: Animais em extinção, plantas regionais, alimentos, terra, ar, fogo e água.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GEOGRAFIA: Formação do Planeta Terra, florestamento e reflorestamento, recursos hídricos de Ceará-Mirim.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


HISTÓRIA: homens das cavernas, descobrimento do fogo, explosão da tecnologia.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA: Produção de textos sobre os quatro elementos fundamentais da natureza.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ARTE: pintura, música, paródia, baseado nos quatro elementos fundamentais da natureza.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ENSINO RELIGIOSO: Respeito ao meio ambiente.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


INGLÊS: Os quatro elementos fundamentais da natureza em Inglês.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MATEMÁTICA: Gráficos, porcentagem.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





METODOLOGIA:

1ª Etapa: socialização do tema junto aos alunos.
2ª Etapa: realização das pesquisas pelos alunos.
3ª Etapa: debate das idéias e inferências nas salas, juntamente com o professor.
4ª Etapa: aula de campo.
5ª Etapa: apresentação dos filmes.
6ª Etapa: apresentação de seminários e exposição.




AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados a partir do desempenho nas atividades propostas. Bem como a forma de como o nosso educando apresentará um olhar crítico no aspecto, que seja significativo, que o conduza às atitudes conscientes e também responsáveis para com o meio ambiente.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________










ATIVIDADES
ABRIL
MAIO
JUNHO
Estudo do projeto com os professores
X


Apresentação do projeto aos alunos através de slides
X


Entrega de textos para subsidiar os professores
X


Pesquisas sobre os temas propostos (uso da sala de multimídias pelos alunos)
X


Palestras (apresentação de slides pelos professores)

X

Apresentação da música “O Progresso”. Roberto Carlos

X

Aula de campo para a praia de Muriú

X

Apresentação dos filmes: “Um dia depois de amanhã” e “2012”



X
Oficinas


X
Exposição das atividades trabalhadas


X
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

  • As datas serão definidas de acordo com o desenvolvimento do projeto.


Observações:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







REFERÊNCIAS



REVISTA CIDADE NOVA, ano XXXVII, nº 6, junho, 1995.

WALDEMAN, Maurício Dan Moche Schneider. Guia ecológico domestico. São Paulo: Contexto, 2000. Pág 86 a 92


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: meio ambiente: saúde/
Ministério da Educação. Secretaria da educação Fundamental. – 3.ed. – Brasília: A Secretária, 2001. Vol. 9. Meio ambiente e saúde.
                   

PORTAL DA EDUCAÇÃO. Artigo: Impacto Ambiental: ação do homem sobre o meio ambiente. Tags: impacto ambiental, meio ambiente, naturais, devastação.




                                      PALESTRAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário