![]() |
Atividade 2.9
Luciana Sobral
Zuleica Câmara
Léa Barreto
OBJETIVO GERAL
- Proporcionar aos alunos do 8° e 9° anos a reflexão sobre alguns questionamentos inerentes a fase da adolescência, despertando a consciência do que são e a necessidade de compreender os valores responsáveis pela formação da sua personalidade dentro do contexto Sócio cultural e histórico.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Conhecer a si mesmo, descobrindo o verdadeiro sentido da vida;
- Diferenciar sexo e sexualidade;
- Desenvolver o entendimento a respeito do sexo como uma questão de gênero;
- Reconhecer que a sexualidade transcende a esfera estritamente biológica;
- Compreender que a sexualidade é concebida como mais um produto de consumo;
Públicos Alvos
- O projeto será direcionado para alunos dos 8° e 9° anos da Escola Municipal Dr. Julio Gomes de Senna, considerando que os mesmos encontram-se na fase da adolescência, conforme o estatuto da criança e do adolescente.
Disciplinas e conteúdos
- Língua Portuguesa: Produção e gêneros textuais.
- Matemática: Coletas de dados, tabelas, situações problemas.
- História: As imagens e os valores em relação ao corpo, história da sexualidade, dos tabus coletivos, da organização das famílias e da educação sexual.
- Ciências: Corpo matriz da sexualidade, identidade, gênero e diversidade sexual.
- Cidadania: O respeito mútuo, independente de sua origem social, sexo e opção sexual.
- Inglês: Merchandising
- Ensino Religioso: Crise da adolescência (humor, impaciência, reclamações, conflitos);Adolescente, eu?
Mídias e tecnologias
Serão utilizados todos os recursos que a escola dispõe:
- Computadores com internet
- Câmera digital
- Filmadora
- TV e Vídeo
- Rádio
- Impressos (Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas Impressas e On-line)
Metodologia
- Leitura e análise de textos e músicas;
- Exibição de documentários e vídeos;
- Reflexão, debates e discussões;
- Dinâmicas de grupo;
- Aulas expositivas com slides;
- Pesquisas.
Atores e papéis
- Comunidade: caberá participar das ações desenvolvidas consciente do seu papel dentro e fora da comunidade escolar como agente multiplicador no contexto social.
- Prefeitura e secretaria municipal de educação: dar suporte e condições para atender as necessidades da escola quando solicitadas
- Professores: responsáveis pelo planejamento, organização e apoio à execução do projeto.
- Alunos: terão o papel de interação, conscientização, senso crítico e participação nas atividades.
- Gestores: promover situações favoráveis á comunicação, ao debate e a reflexão, criando condições que facilite o trabalho dos professores e alunos.
- Duração e Período de realização
O projeto terá a duração de quatro semanas, ocorrendo num período dos dias 14 de Março a 08 de Abril de 2011.
Anexos
Atividade 2.9
ResponderExcluirLuciana Sobral
Zuleica Câmara
Léa Barreto