segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Os templos religiosos da minha comunidade


Cursista: Luciana Sobral,Léa Barreto e Zuleica Câmara
Tutora: Atividade2.6

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna
Endereço:Rua das Algarobas,s/n
Níveis de Ensino :Ensino Fundamental 2
Alunos do 9° Ano Turmas : A e B Turno :Matutino
Números de Alunos:45 alunos por sala

TEMA

Os templos religiosos da minha comunidade

OBJETIVOS

  • Identificar os templos religiosos existentes em sua comunidade;
  • Conhecer a história e a origem dos mesmos,
  • Construir o conhecimento sobre as riquezas da diversidade religiosa como alternativa e caminho para o desenvolvimento da fé e da espiritualidade;
  • Entender através da pesquisa as doutrinas e os propósitos de cada templo;
  • Perceber a importância do respeito para com sua religião,

JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema foi baseada numa perspectiva de favorecer ao aluno o entendimento e conhecimento sobre a diversidade religiosa existente em sua comunidade procurando compreendê-la como alternativa e caminho para o desenvolvimento da fé e da espiritualidade, bem como o respeito pelo outro. Portanto cada religião tem uma importância para o melhoramento das pessoas e, por isso, devem ter seu espaço e serem respeitadas e reverenciadas.

ATIVIDADE
Respeito ao sagrado

‘Se o sagrado transcende todos os nossos meios de expressão, transcende também os formulários religiosos, e não pode, pois,ser considerado como a propriedade exclusiva de tal ou qual dentre elas. Uma foi ideia choca-se contra os prejuízos estabelecidos;o dogmatismo,o fanatismo têm tendência em admitir que tal ou qual comunidade religiosa controla os acessos do homem á divindade[...]
Todas as vias de acesso ao sagrado merecem respeito, na medida em que nenhum dentre elas pode pretender ao monopólio desse sagrado que, por essência, escapa ao domínio da realidade humana”

GUSDORF,Georges.A agonia da nossa civilização.
São Paulo,1978.p.196-197.


-Por que o sagrado não pode ser exclusividade de uma religião?
-O que pretende o fanatismo e o dogmatismo?
-Qual deve ser nossa atitude diante das diferentes religiões?
-Pesquisa sobre as religiões identificadas em sua comunidade
,Umbanda,Movimento Espirita Aura Celeste,Igreja Batista e Assembleia de Deus
-Pesquisa sobre os aspectos físicos dos templos religiosos de sua comunidade:,
Movimento Espírita Aura Celeste,Igreja Batista e Assembleia de Deus
PÚBLICO ALVO

Alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental 2


DISCIPLINA ENVOLVIDA

Ensino Religioso

MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Computador

AVALIAÇÃO
Será através do desempenho dos alunos na realização e exposição do que aprenderam sobre os templos pesquisado.

PROPOSTA DAS AÇÕES REALIZADAS

1° momento

  • Foi exposto o tema e a finalidade da proposta, dando inicio a discussão coletiva. Nesta parte foi trabalhado o texto”Respeito ao Sagrado”.

  • Em seguida, foram formados os grupos para a realização da pesquisa, onde foi seguido o critério para esta pesquisa, o endereço em comum dos componentes;
  • A pesquisa foi realizada com a identificação dos templos religiosos (ver anexo)
2° momento

  • Cada grupo utilizou a internet para realizar seu trabalho e através do Google navegaram pelos links utilizando a Wikipédia como referência de sua pesquisa;

3° momento
  • Neste momento foi exposto e discutido entre grupos cada templo pesquisado;
  • Cada grupo expôs as seguintes informações: tradição religiosa, fundador, valores, síntese da doutrina, semelhanças com relação às outras religiões pesquisadas;

4° momento

  • Síntese oral sobre os aspectos positivos e negativos identificado nos templos apresentados pelos grupos.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Quatro aulas

RESULTADOS ESPERADOS

  • Este trabalho possibilitou aos alunos desenvolver seu conhecimento no que tange a dimensão religiosa, proporcionando o respeito ao diferente e a compreensão da diversidade religiosa existente em nosso meio.
  • Reconhecendo as contribuições e importância de cada templo religioso na busca da vida, da vivência do amor e da paz.
  • Conhecendo a origem, a doutrina, a história, o propósito do templo religioso de sua comunidade.
                                        Assembleia de Deus
    Igreja Batista
    Umbanda


    Igreja Católica

3 comentários:

  1. Bom Dia! sou aluno da Escola Munipal DR. Júlio Gomes De Senna,quero parabenizar a equipe de professores que desenvolveu o projeto com as turmas do 9º ano,sobre os Templos Religiosos,no qual fiquei sabendo e conhecendo mais sobre a História,origem e aprendendo a respeitar a religião dos outros.
    Valeu professores,um abraço...
    João Victor, 9º Ano "A".

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia ,Turma!
    Professoas,muito obrigada por terem contribuido com a minha aprendizagem neste projeto sobre as religiões,no início não gostei muito,por ser evangélica e só queria participar se fosse só sobre minha religião,más com jeito vocês me ensinaram a respeitar as diferentes religiões.

    Karolina,9ºAno "B".

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, turma. Adorei esse projeto sobre as religiões de minha cidade, porque algumas não sabia nada a respeito. Agora já faço uma ideia sobre outras religiões diferentes da minha.

    Cristina. 9° B

    ResponderExcluir