PROJETO PEDAGÓGICO
ESCOLA MUNICIPAL Dr. AUGUSTO MEIRA
DISCIPLINAS: MATEMÁTICA e INGLÊS
TURMAS: 8º ano A e 8º ano B
PROFESSORES: João Dantas (Matemática) e Neto (Inglês)
TÍTULO: ÁLGEBRA. NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS
DURAÇÃO DE TEMPO: 8 aulas (2 de inglês e 6 de matemática)
1. Justificativa: O ensino da álgebra no ensino fundamental se concentra no oitavo ano, antiga sétima série onde sempre o rendimento nunca era satisfatório devido a necessidade do domínio e da escrita da linguagem da matemática.
2. Objetivo Geral: Ensinar de forma clara a linguagem da matemática, mostrando como ela está presente no dia-a-dia.
3. Objetivos Específicos:
* Conhecer os valores conhecidos e valores desconhecidos;
* Efetuar cálculos com binômios e polinômios;
4. Conteúdos: Leitura de textos, números, figuras geométricas, técnicas de tradução, construção de expressões algébricas, operações com expressões algébricas e resolução de problemas.
5. Metodologia: Podemos destacar em fases, que começamos conversando com a turma, falando da importância de contarmos as coisas, objetos, dinheiro, e etc. Nessa primeira fase não é dizer a turma, mas leva-la a perceber que existem valores conhecidos e valores desconhecidos, donde numa segunda fase o professor sim, deve mostrar e demonstrar como a matemática é a única ciência que tem uma linguagem própria. Ele deve conhecer bem os conceitos das premissas, e fazer algumas demonstrações do tipo como: “todo número elevado à zero dá como resultado sempre 1”, “três vezes quatro dá doze”, depois, passamos então a terceira fase em que consiste em traduzir pequenos textos narrativos da língua portuguesa para a linguagem da matemática, podemos neste nível já chama-la de álgebra. O próximo passo é a fase na qual o professor deve produzir junto com a turma pequenos textos, e com a ajuda do professor de língua inglesa, nas aulas de inglês traduzi-los para a língua. Nas aulas seguintes de matemática, com a ajuda da turma o professor escreve no quadro os dois textos em português e em inglês. Numa quinta e última fase o professor traduz a geometria plana para a álgebra, e então começa a trabalhar o livro didático sem dificuldade para o aluno entender as operações com polinômios, e fazer as resoluções dos problemas nos capítulos seguintes.
6. Avaliação: A avaliação se da pela construção e tradução dos textos, da participação nos debates entre os alunos, teste final de tradução de texto para a álgebra e cálculos com as expressões matemáticas. Dentro de uma escala de 0,5 a 4,0 pontos para cada aluno terá uma nota.
Referências bibliográficas:
· Livro: A conquista da matemática – 8º ano Editora: TFD
Autores: José Ruy Giovanni Jr – Benedicto Castrucci
· Revista: Cálculo – Edição 07 de 2011 Editora: segmento
· Revista: RPM nº 08 Edição 1º sem. de 1986 Editora: SBM
A forma de ver matemática, agora ficou mais fácil na minha opinião.
ResponderExcluirMaria Eduarda da Silva 8º ano A
Agora eu entendo que as letras mostram os valores desconhecidos, e podemos junta-las quando representarem o mesmo valor.
ResponderExcluirRafael Ferreira 8º ano B