Ativ2.6 “Planejando Atividade com Hipertexto
Projeto Pedagógico
Tema: Formando Leitores por meio Lúdico
Período:3° Bimestre Clientes: Alunos;2° ano
Justificativa: Tendo em vista a dificuldade de leitura dos alunos, sentimos a necessidade de discutir e buscar possíveis soluções para que possam melhorar no processo da leitura, permitindo-lhes o uso da oralidade e de suas criações. Utilizaremos o referêncial interacionista construtivista e sócio-histórico.
Objetivo Geral: Desenvolver atividades lúdicas para trabalhar a leitura por meio de; Fábulas e clássicos de literatura infantil, jogos, brincadeiras de faz de conta.
Objetivo Específico: Estudar o texto a partir do título e as ilustraçoes
*Estimular o hábito pela leitura;
*Incentivar a ( re- contação) da história por meio da oralidade;
*Mostrar a importãncia das atividades lúdicas no processo de aprendizagem.
O Lúdico na Aprendizagem
Livro x Ludicidade
O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdicos-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da Aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades. “ Na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o indivíduo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo.” ( Amarilha,1997:88) Defende essa autora o prazer e a ludicidade dependem diretamente da compreensão do texto e que ambos podem ser ensinados. Sobre a concepção da figura do livro como brinquedo, acredita-se que esta visão só vem a contribuir na formação de um futuro leitor, Cunha (1997:29) afirma que “ objetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a. Amarilha (1997:27) afirma que as primeiras impressões de mundo da criança são através das imagens e que: “ Ao transformar essas imagens em expressão, pela linguagem verbal; entra na composição literária o elemento prazeroso. Esse componente gerador de prazer advém sobretudo da natureza lúdica da linguagem.” Outro fator importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim. Como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.
Conhecimento Metodológico:
*Fazer um levantamento prévio, do texto com base no título e nas ilustrações;
*As atividades de leitura, serão trabalhadas por meio da contação de história, da interpretação oral e de conversas interativas, como também por meio da produção textual.
Atividade de Culminância:
*Realização de uma exposição, onde será apresentado os trabalhos desenvolvidos pelos os alunos; como as apresentações; jogos e brincadeiras.
Avaliação:
*Será contínua, durante todo o processo nos conceitos constituídos e demonstrados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei muito interessante o projeto; formando leitores pelo lúdico-criativa, atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização de aprendizagem, favorecendo o seu desenvolvimento motor e psicomotor. Luis Fernando /9°ano B
ResponderExcluir