TEMA:
Ler, Contar e Encantar: A importância da literatura infantil na
prática do Berçário II.
INTRODUÇÃO
O
presente projeto apresenta-se como requisito organizacional das
práticasda Educação Infantil a serem desenvolvidas na turma de
Berçário II, do corrente ano, em uma instituição pública
municipal de Educação Infantil, no município de Natal, capital do
Rio
Grande do Norte.
Acreditamos
que a literatura
infantil tem um papel fundamental na aprendizagem e
desenvolvimento da criança e através do contato com os livros e
contação de histórias podemos contemplar as várias formas de
expressão da criança, integrando as diversas áreas do
conhecimento, de forma mais rica e envolvente, além de proporcionar
as crianças possibilidades e vivências muito mais relevantes para o
seu desenvolvimento.
O
nosso principal objetivo com este projeto é oportunizar as crianças
do berçário
II o contato com as mais diversas formas de leitura,
proporcionando-lhes momentos prazerosos, desafiadores; propiciando
aos mesmos despertar o gosto pela literatura através dos livros e
contação de histórias, bem como, desenvolver a imaginação, a
linguagem oral, a socialização e a interação, por meio de
atividades que os façam envolverem-se ativamente e
significativamente na construção de novos conhecimentos e
habilidades, segundo as perspectivas interacionistas
de linguagem e de aprendizagem.
Assim,
justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso
projeto, sendo enfocada de forma lúdica,
prazerosa e divertida.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
as crianças do Berçário II momentos de aprendizagem,
através
de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura
infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de
histórias diversificadas, despertando o gosto pela literatura, a
criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação,
estabelecendo momentos específicos na rotina diária para a contação
de histórias, o contato com os livros e as tics.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ampliar
a linguagem
oral e o vocabulário, usando como instrumento
fundamental
as múltiplas linguagens, enfatizando as linguagens
verbais,
dramáticas
e plásticas.
Desenvolver
o gosto pela contação de histórias, estimulando a imaginação, o
lúdico e o faz-de-conta.
Manusear
livros de diferentes tipos (plástico, tecido, borracha ou papel).
Desenvolver
a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações
táteis.
Experimentar
situações de interação com a música, imagens, a história e os
movimentos
corporais.
Vocalizar
a emissão de sons, balbucios e palavras cantando musicas,
imitando
os personagens das histórias etc.
Ampliar
a integração e a socialização com o grupo, propiciando o
desenvolvimento com a utilização (danças, jogos, brincadeiras...).
CONTEÚDOS
Organizamos
os conteúdos tomando como norteadores os eixos temáticos
estabelecidos
pelos Referenciais
Curriculares de Educação Infantil; Linguagem Oral e Escrita,
Matemática, Música, Movimento, Natureza e sociedade, Artes visuais
e Identidade e autonomia.
Ampliação
do repertório de conhecimento a respeito do mundo social;
Descrição
de objetos e figuras de cena;
Uso
da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar
desejos,
necessidades,
opiniões, idéias, preferências e sentimentos.
Elaboração
de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.
Organização
de seqüência de fatos.
Recontação
de histórias através de rememoração dos momentos mais
interessantes da história.
Acesso
as tics de forma gradativa e inicial.
ESTRATÉGIAS
Desenvolveremos
interdisciplinaridade
e ludicidade, buscando articular as diversas áreas do
conhecimento,
utilizando a riqueza e diversidade de linguagens que o tema nos
proporciona. Desse modo propomos;nossas estratégias de ensino por
meio da :
Contação
de história;
Teatros
de fantoches e dedoches;
Manuseio
de livros
Produção
de histórias coletivas, a partir de imagens;
Pesquisa
de imagens e textos literários na internet;
Exibição
de vídeos em dvd;
Audição
em cd de histórias infantis;
Realizações
de narrativas de histórias e produção de reconto;
Brincadeiras
de roda cantada;
Produção
de artes diversas;
Leitura
de imagens que retratem diferentes ambientações presentes na
história.
Expressão
oral e corporal;
Representação
gráfica, pintura, releitura plástica, desenho;
AVALIAÇÃO
A
criança se comunica através dos gestos, da música, do afeto, e
significados
que ela já traz do seu mundo fora da escola. Nesse projeto, a
criança será estimulada a fantasiar e de acordo com suas
possibilidades, mostrará uma ligação com os livros, seja no
manuseio, no interesse pelas ilustrações ou mesmo pela contação
do professor nas “rodas de leitura”. Assim, a avaliação das
ações desenvolvidas será feita processualmente, partindo do
interesse, desenvoltura e participação das crianças com registros
de passo a passo dos resultados obtidos durante as oficinas em sala
de aula, nos relatos das crianças e em qualquer outra expressão
(artes visuais, musical, oralidade, corporal, etc.).
BIBLIOGRAFIA
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A Linguagem e o Pensamento da Criança. Trad. Manuel campos. São
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VIGOTSKY,
L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/
1996.







Amei o projeto, parabéns à todos os envolvidos e à criatividade! Lucilaine Aragarças - GO
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