terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividade 4.5: Projeto Interdisciplinar: Integrando as Tecnologias ao Currículo ( Diégia Sobral )


TEMA: Ler, Contar e Encantar: A importância da literatura infantil na prática do Berçário II.

INTRODUÇÃO

O presente projeto apresenta-se como requisito organizacional das práticasda Educação Infantil a serem desenvolvidas na turma de Berçário II, do corrente ano, em uma instituição pública municipal de Educação Infantil, no município de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Acreditamos que a literatura infantil tem um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança e através do contato com os livros e contação de histórias podemos contemplar as várias formas de expressão da criança, integrando as diversas áreas do conhecimento, de forma mais rica e envolvente, além de proporcionar as crianças possibilidades e vivências muito mais relevantes para o seu desenvolvimento.
O nosso principal objetivo com este projeto é oportunizar as crianças do berçário II o contato com as mais diversas formas de leitura, proporcionando-lhes momentos prazerosos, desafiadores; propiciando aos mesmos despertar o gosto pela literatura através dos livros e contação de histórias, bem como, desenvolver a imaginação, a linguagem oral, a socialização e a interação, por meio de atividades que os façam envolverem-se ativamente e significativamente na construção de novos conhecimentos e habilidades, segundo as perspectivas interacionistas de linguagem e de aprendizagem.
Assim, justificamos a escolha da literatura infantil como tema de nosso projeto, sendo enfocada de forma lúdica, prazerosa e divertida.


OBJETIVO GERAL


Proporcionar as crianças do Berçário II momentos de aprendizagem,
através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de narração de histórias diversificadas, despertando o gosto pela literatura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação, estabelecendo momentos específicos na rotina diária para a contação de histórias, o contato com os livros e as tics.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ampliar a linguagem oral e o vocabulário, usando como instrumento
fundamental as múltiplas linguagens, enfatizando as linguagens verbais,
dramáticas e plásticas.

Desenvolver o gosto pela contação de histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta.

Manusear livros de diferentes tipos (plástico, tecido, borracha ou papel).

Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações
táteis.

Experimentar situações de interação com a música, imagens, a história e os
movimentos corporais.

Vocalizar a emissão de sons, balbucios e palavras cantando musicas,
imitando os personagens das histórias etc.

Ampliar a integração e a socialização com o grupo, propiciando o desenvolvimento com a utilização (danças, jogos, brincadeiras...).




CONTEÚDOS

Organizamos os conteúdos tomando como norteadores os eixos temáticos
estabelecidos pelos Referenciais Curriculares de Educação Infantil; Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Música, Movimento, Natureza e sociedade, Artes visuais e Identidade e autonomia.


Ampliação do repertório de conhecimento a respeito do mundo social;

Descrição de objetos e figuras de cena;

Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.

Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.

Organização de seqüência de fatos.

Recontação de histórias através de rememoração dos momentos mais interessantes da história.

Acesso as tics de forma gradativa e inicial.



ESTRATÉGIAS

Desenvolveremos
interdisciplinaridade e ludicidade, buscando articular as diversas áreas do
conhecimento, utilizando a riqueza e diversidade de linguagens que o tema nos proporciona. Desse modo propomos;nossas estratégias de ensino por meio da :

Contação de história;

Teatros de fantoches e dedoches;

Manuseio de livros

Produção de histórias coletivas, a partir de imagens;

Pesquisa de imagens e textos literários na internet;

Exibição de vídeos em dvd;

Audição em cd de histórias infantis;

Realizações de narrativas de histórias e produção de reconto;

Brincadeiras de roda cantada;

Produção de artes diversas;

Leitura de imagens que retratem diferentes ambientações presentes na
história.

Expressão oral e corporal;

Representação gráfica, pintura, releitura plástica, desenho;



AVALIAÇÃO

A criança se comunica através dos gestos, da música, do afeto, e
significados que ela já traz do seu mundo fora da escola. Nesse projeto, a criança será estimulada a fantasiar e de acordo com suas possibilidades, mostrará uma ligação com os livros, seja no manuseio, no interesse pelas ilustrações ou mesmo pela contação do professor nas “rodas de leitura”. Assim, a avaliação das ações desenvolvidas será feita processualmente, partindo do interesse, desenvoltura e participação das crianças com registros de passo a passo dos resultados obtidos durante as oficinas em sala de aula, nos relatos das crianças e em qualquer outra expressão (artes visuais, musical, oralidade, corporal, etc.).



BIBLIOGRAFIA


AMARILHA, Marly. Literatura infantil e práticas pedagógicas. Estão mortas as
fadas?. 5 Ed. Petrópolis: Vozes, 1997- Natal: EDUFRN.

ARAÚJO, Keila Barreto; MEDEIROS, Suzana Maria de Brito. Os bichinhos do
parque. In UFRN/NEI. Entrelaçando vivências e saberes na educação infantil.
Natal, RN: UFRN/NEI, 2006. (coleção Faça e Conte). p. 39-46.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional
para a educação infantil. Secretaria de Educação Fundamental. 1v. Brasília, 1998.

MORENO, Alejandra Medina. Leitura, escrita e avaliação na educação infantil.
Revista Pátio Educação Infantil. Ano IV. N. 10 Março/junho, 2006. Porto Alegre:
Artmed, 2006.

MOREIRA, Maria da Paz de Souza; MELO, Rutilene Santos de Souza. Poesia,
emoção e arte. In UFRN/NEI. Entrelaçando vivências e saberes na educação
infantil. Natal, RN: UFRN/NEI, 2006. (coleção Faça e Conte). p. 110-118.

NATAL, Secretaria Municipal de Educação. Referenciais curriculares para a
educação infantil. Margarete Ferreira do Vale Sousa; Maria Teresa Moraes(orgs.).
Natal, RN: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

PIAGET, J. Os estágios do desenvolvimento Intelectual da Criança e do
adolescente. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

______. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Trad. Manuel campos. São
Paulo: Martins Fontes, 1986.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1934/

1996.

Um comentário:

  1. Amei o projeto, parabéns à todos os envolvidos e à criatividade! Lucilaine Aragarças - GO

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