PROPOSTA DIDÁTICA
TEMA: A leitura e a escrita através do lúdico
·
Justificativa
Sabendo da importância da
linguagem para o exercício da cidadania é importante que a escola oportunize a
sua clientela situações de aprendizagem significativas que venham a contribuir
para um melhor desempenho nas atividades de leitura e escrita em consonância
com o lúdico. Porque o trabalho com leitura tem como finalidade a formação de
escritores, não se tratando evidentemente de formar escritores no sentido de
profissionais da escrita e sim de pessoas capazes de escrever com eficácia,
pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de
leitura. A leitura, por um lado nos fornece matéria prima para a escrita: o que
escrever. Por outro lado, contribuir para constituição de modelar: como
escrever.
·
Objetivo
geral
Proporcionar ao aluno momentos
prazerosos no uso da linguagem para que possam compreender os textos orais com
os quais se defrontam em diferentes situações de participação social.
- Objetivos específicos
*Estimular o gosto pela leitura
*Atribuir significado ao que lê
*Produzir textos através da prática de leitura
*Possibilitar vivência de emoções, o exercício da fantasia e
da imaginação
*Perceber a importância da linguagem nas outras áreas
- Procedimentos metodológicos
*A hora do conto
*Interpretar os textos trabalhados: parlendas,
travas-língua, piadas, adivinhações, frases de para-choque, provérbios,
cantigas de roda, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário