Elaborando um projeto interdisciplinar : Integrando
as tecnologias ao currículo
Escola
Municipal Profª Adele de Oliveira
Alunos
atendidos: 5º ano “A”
Período:
15 dias
Tema:
Festa junina
Áreas
do conhecimento:
Língua
Portuguesa , História , Cultura do RN , Arte e Matemática.
Justificativa:
As
festas juninas fazem parte na nossa cultura,
hoje tão difundida na nosso estado. É importante que conhecemos sua
origem e influência no nosso meio social. Diante da necessidade de
resgatar o interesse pela cultura popular e a
memória das festas juninas , se faz necessário trabalhar este
projeto. Tendo em vista possibilitar ao aluno conhecimentos
necessários para que contribua de forma significativa na sua
aprendizagem, acerca do tema proposto , despertando sua curiosidade
e interesse. Esse projeto, integrado ás praticas de leitura
abordadas no quadrado rotinas no projeto de leitura e escrita.
Objetivo
geral:
Resgatar
a memoria das
festas juninas, enriquecendo o conhecimento dos alunos quanto a
sua origem e historia , distinguindo a diferença dos costumes no
Brasil , fazendo uma socialização com a turma, levando o aluno a
compreender mais e valorizar sua cultura.
Procedimentos
metodológicos :
- Conversa informal ( levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos)
- Leitura de textos ( informativos ,poesias ,músicas )
- Pesquisas sobre as festas juninas ( utilizando os computares da escola ou em outros locais )
- Entrevistas com familiares ou pessoas da comunidade.
- Atividades em grupo com confecção de cartazes e apresentações dos grupos e utilização do data show
- Atividades matemáticas com problematização.
- Montagem de cardápio de comidas típicas juninas e receitas da época.
- Danças juninas ( quadrilhas ),despertando o interesse pela arte cultural do RN.
- Ornamentação junina no ambiente escolar ( enfeites, balões e outros ),estimulando a arte e a criatividade dos alunos.
Avaliação:
Acontecerá
de forma contínua, mediante o desenvolvimento e participação dos
alunos nas atividade ocorridas durante o projeto.
Finalização:
Nenhum comentário:
Postar um comentário