Ceará-Mirim/2012
Componentes
Curriculares - Geografia, História, Matemática, Português,
Ed. Física,
Ciências, Artes, Cultura e Cidadania, Língua Inglesa
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas
tem crescido a preocupação dos estudiosos, bem como da sociedade em
geral com a preservação do meio ambiente para as próximas
gerações, principalmente no que se refere conservação dos bens
naturais. Compreendendo que toda ação do homem interfere no meio
ambiente, buscou-se promover uma política de desenvolvimento
sustentável em todos os setores considerando pontos que sejam
determinantes para uma vida mais saudável para o planeta e mais
justa para a humanidade.
Percebeu se então
que o caminho mais rápido e eficaz para a realização destas metas
era a informação, pois seria através dela que o homem passaria a
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do
ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles,
contribuindo ativamente para a melhoria do meio
ambiente.
Para tanto, reformulou-se os antigos conceitos de algumas áreas de
conhecimento como as de história e geografia. Humboldt escreveu que
“a
geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o
espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações
humanas”.
Partindo dessa
concepção, onde o homem é agente transformador do espaço e também
aquele que constrói história, é diante dos modernos conceitos de
ciências humanas que buscamos a fundamentação para o
desenvolvimento deste projeto.
OBJETIVO GERAL
Pretende-se
a partir da concepção da Geografia Cultural, em consonância com a
vertente da história, quando esta se refere à construção da
história coletiva a partir da historia individual de cada indivíduo,
buscar a reflexão do aluno como sujeito histórico e social, coautor
da história do seu bairro, município, país e partindo para uma
responsabilidade mais ampla, o planeta.
Assim sendo este
projeto tem como objetivo geral inventariar os bairros em que os
alunos residem (Conjunto Luiz Lopes Varela e Bairro Planalto),
detectando problemas de ordem ambiental, social, econômica entre
outros, ressaltando uma política de valorização, de
conscientização e conservação da rua, dos bairros e da cidade,
proporcionando ao aluno oportunidades de posicionar-se de maneira
crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações
sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de
tomar decisões coletivas.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho
apresenta-se de grande importância para a comunidade escolar como
também para as comunidades pesquisadas, uma vez que será possível
detectar através de sua realização problemas de ordem ambiental e
ou social que por ventura existam e ao mesmo tempo buscar a quem
couber soluções para os mesmos.
O grande
desafio desta proposta de trabalho interdisciplinar é a construção
crítica e reflexiva acerca dos problemas sociais que ora se
apresentam no nosso entorno, na busca de uma sociedade mais digna e
fraterna. De acordo com a Secretaria de Educação Básica/MEC, nas
orientações Curriculares para o Ensino Médio, em seu volume 2
(Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias), p. 27,2006:
Por meio de
Projetos, além de consolidar a aprendizagem, contribui para a
formação de hábitos e atitudes, e para a aquisição de
princípios, conceitos ou estratégias que podem ser generalizadas
para situações alheias à vida escolar. Trabalhar em grupo dá
flexibilidade ao pensamento do aluno, auxiliando-o no desenvolvimento
da autoconfiança necessária para se engajar numa dada atividade, na
aceitação do outro, na divisão do trabalho e responsabilidades, e
na comunicação com os colegas. Fazer parte de uma equipe exercita a
autodisciplina e o desenvolvimento da autonomia e automonitoramento.
Partindo desse
pressuposto, esperamos com este projeto que os atores que nele estão
envolvidos, se tornem pessoas conscientes capazes de analisar,
criticar e buscar soluções para problemas que socialmente se
instalam.
METODOLOGIA
O projeto será
desenvolvido com o levantamento histórico dos Bairros Luis Lopes
Varela e Planalto, dos quais serão escolhidos nomes de algumas ruas
para o desenvolvimento da pesquisa, estudando quem foi à figura que
recebe a denominação da rua, qual sua importância para a história
do município.
Será
feito, ainda um levantamento das necessidades de infra estrutura da
rua enumerando as dificuldades encontradas e tentando buscar junto
aos órgãos competentes possíveis soluções
buscando também desenvolver uma atitude de preservação
ambiental por
parte dos moradores locais, tais como, limpeza da rua, arborização,
coleta
seletiva do lixo,
qualidade de vida do moradores, entre outros.
Para
tanto serão utilizados instrumentos como pesquisas em internet e em
documentos e registros, entrevistas, mapas, desenho, fotografia,
palestras com data show e outros recursos.
CONTEÚDOS
PROPOSTOS A SEREM TRABALHADOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Áreas de
conhecimento
|
Conteúdos
propostos
|
Língua
Portuguesa
|
Gêneros: poemas,
jornalístico
|
Matemática
|
Peso e medidas,
coleta de dados, criação de tabelas e gráficos, Área e
perímetro
|
História
|
História dos
bairros (ruas, praças, instituições)
|
Geografia
|
Espaço urbano
e problemas sociais
(características
sócio econômicas dos bairros)
|
Ciências
|
Tratamento de
água e esgoto para todos, lixo: problemas e soluções; uso de
drogas
|
Língua Inglesa
|
Linguagem
anglo brasileira (estabelecimentos, pichações, embalagens)
|
Cultura do
RN/Cidadania
|
Rádio escola
(responsabilidade e cidadania);Drogas
|
Arte
|
Reciclagem
|
Ensino Religioso
|
Influências
religiosas do bairro (preconceitos)
|
Educação Física
|
Qualidade de vida
e lazer (incluindo trabalho com os pais na escola); alimentação
e nutrição
|
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Áreas de
conhecimento
|
Atividades
|
Língua
Portuguesa
|
*Jornal mural,
jornal da escola, entrevistas, rodas de leitura;
|
Matemática
|
*Atividade
investigativa (situações - problema/Onde está à matemática no
nosso dia a dia?)
|
História
|
*Atividades
de pesquisa:internet,entrevistas,etc.
|
Geografia
|
* trabalhando com
mapas e maquetes
|
Ciências
|
*Palestra com
nutricionista com data show
*Atividade
investigativa (necessidade de coletores seletivos)
|
Língua Inglesa
|
*Mini
supermercado
|
Cultura do RN
|
*Palestras com a
Promotoria: apresentação de vídeos com data show
|
Arte
|
*Confecção de
coletores, reciclagem;
|
Educação Física
|
*Palestra com
nutricionista com data show.
*Interação com
os pais e entre pais e filhos na escola (manhã de lazer);
*Parada de lazer
|
AVALIAÇÃO
A
avaliação acontecerá de forma contínua e sistemática,
considerado a participação e o interesse dos alunos nas atividades
propostas.
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