terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividade 4.5 - Lucineide - Do Céu - Rosangela





Ceará-Mirim/2012


Componentes Curriculares - Geografia, História, Matemática, Português,
Ed. Física, Ciências, Artes, Cultura e Cidadania, Língua Inglesa
INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas tem crescido a preocupação dos estudiosos, bem como da sociedade em geral com a preservação do meio ambiente para as próximas gerações, principalmente no que se refere conservação dos bens naturais. Compreendendo que toda ação do homem interfere no meio ambiente, buscou-se promover uma política de desenvolvimento sustentável em todos os setores considerando pontos que sejam determinantes para uma vida mais saudável para o planeta e mais justa para a humanidade.
Percebeu se então que o caminho mais rápido e eficaz para a realização destas metas era a informação, pois seria através dela que o homem passaria a perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. Para tanto, reformulou-se os antigos conceitos de algumas áreas de conhecimento como as de história e geografia. Humboldt escreveu que “a geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas”.
Partindo dessa concepção, onde o homem é agente transformador do espaço e também aquele que constrói história, é diante dos modernos conceitos de ciências humanas que buscamos a fundamentação para o desenvolvimento deste projeto.
OBJETIVO GERAL
Pretende-se a partir da concepção da Geografia Cultural, em consonância com a vertente da história, quando esta se refere à construção da história coletiva a partir da historia individual de cada indivíduo, buscar a reflexão do aluno como sujeito histórico e social, coautor da história do seu bairro, município, país e partindo para uma responsabilidade mais ampla, o planeta.
Assim sendo este projeto tem como objetivo geral inventariar os bairros em que os alunos residem (Conjunto Luiz Lopes Varela e Bairro Planalto), detectando problemas de ordem ambiental, social, econômica entre outros, ressaltando uma política de valorização, de conscientização e conservação da rua, dos bairros e da cidade, proporcionando ao aluno oportunidades de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
JUSTIFICATIVA
Esse trabalho apresenta-se de grande importância para a comunidade escolar como também para as comunidades pesquisadas, uma vez que será possível detectar através de sua realização problemas de ordem ambiental e ou social que por ventura existam e ao mesmo tempo buscar a quem couber soluções para os mesmos.
O grande desafio desta proposta de trabalho interdisciplinar é a construção crítica e reflexiva acerca dos problemas sociais que ora se apresentam no nosso entorno, na busca de uma sociedade mais digna e fraterna. De acordo com a Secretaria de Educação Básica/MEC, nas orientações Curriculares para o Ensino Médio, em seu volume 2 (Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias), p. 27,2006:
Por meio de Projetos, além de consolidar a aprendizagem, contribui para a formação de hábitos e atitudes, e para a aquisição de princípios, conceitos ou estratégias que podem ser generalizadas para situações alheias à vida escolar. Trabalhar em grupo dá flexibilidade ao pensamento do aluno, auxiliando-o no desenvolvimento da autoconfiança necessária para se engajar numa dada atividade, na aceitação do outro, na divisão do trabalho e responsabilidades, e na comunicação com os colegas. Fazer parte de uma equipe exercita a autodisciplina e o desenvolvimento da autonomia e automonitoramento.
Partindo desse pressuposto, esperamos com este projeto que os atores que nele estão envolvidos, se tornem pessoas conscientes capazes de analisar, criticar e buscar soluções para problemas que socialmente se instalam.
METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido com o levantamento histórico dos Bairros Luis Lopes Varela e Planalto, dos quais serão escolhidos nomes de algumas ruas para o desenvolvimento da pesquisa, estudando quem foi à figura que recebe a denominação da rua, qual sua importância para a história do município.
Será feito, ainda um levantamento das necessidades de infra estrutura da rua enumerando as dificuldades encontradas e tentando buscar junto aos órgãos competentes possíveis soluções buscando também desenvolver uma atitude de preservação ambiental por parte dos moradores locais, tais como, limpeza da rua, arborização, coleta seletiva do lixo, qualidade de vida do moradores, entre outros.
Para tanto serão utilizados instrumentos como pesquisas em internet e em documentos e registros, entrevistas, mapas, desenho, fotografia, palestras com data show e outros recursos.

CONTEÚDOS PROPOSTOS A SEREM TRABALHADOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Áreas de conhecimento
Conteúdos propostos
Língua Portuguesa
Gêneros: poemas, jornalístico
Matemática
Peso e medidas, coleta de dados, criação de tabelas e gráficos, Área e perímetro
História
História dos bairros (ruas, praças, instituições)
Geografia
Espaço urbano e problemas sociais (características sócio econômicas dos bairros)
Ciências
Tratamento de água e esgoto para todos, lixo: problemas e soluções; uso de drogas
Língua Inglesa
Linguagem anglo brasileira (estabelecimentos, pichações, embalagens)
Cultura do RN/Cidadania
Rádio escola (responsabilidade e cidadania);Drogas
Arte
Reciclagem
Ensino Religioso
Influências religiosas do bairro (preconceitos)
Educação Física
Qualidade de vida e lazer (incluindo trabalho com os pais na escola); alimentação e nutrição




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Áreas de conhecimento
Atividades
Língua Portuguesa
*Jornal mural, jornal da escola, entrevistas, rodas de leitura;
Matemática
*Atividade investigativa (situações - problema/Onde está à matemática no nosso dia a dia?)
História
*Atividades de pesquisa:internet,entrevistas,etc.
Geografia
* trabalhando com mapas e maquetes
Ciências
*Palestra com nutricionista com data show
*Atividade investigativa (necessidade de coletores seletivos)
Língua Inglesa
*Mini supermercado
Cultura do RN
*Palestras com a Promotoria: apresentação de vídeos com data show
Arte
*Confecção de coletores, reciclagem;
Educação Física
*Palestra com nutricionista com data show.
*Interação com os pais e entre pais e filhos na escola (manhã de lazer);
*Parada de lazer


AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá de forma contínua e sistemática, considerado a participação e o interesse dos alunos nas atividades propostas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário