Planejando uma experiência pedagógica utilizando as TICs
ESCOLA MUNICIPAL Dr. AUGUSTO MEIRA
TURMA: 5º ANO A do Ensino Fundamental
DISCIPLINA: Língua Portuguesa-Produção de texto
PLANO DE AULA
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver, analisar e interpretar fábulas, “defendendo-as, rebatendo-as e/ou lhe acrescentando algo”,
criando texto partindo de um tema apresentado e discutido em sala de aula, “manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando conceitos”.
criando texto partindo de um tema apresentado e discutido em sala de aula, “manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando conceitos”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Produzir textos partindo do tema apresentado e discutido em sala de aula;
· Proporcionar liberdade de auto-expressão;
· Desenvolver o espírito criador;
Desenvolvimento:
Para iniciar as atividades, foi promovida uma conversação sobre a importância das fábulas e o que se encontra oculta no seio de cada uma delas. As crianças citaram exemplos de algumas fábulas conhecidas e trabalhadas em sala de aula e o que estava contido na mensagem de cada uma delas.
Depois do momento inicial, foi apresentada aos mesmos a fábula O dragão Relutante,tratando-se de um animal dócil e feliz...
Em seguida, os alunos se agruparam em trio e quarteto e produziram: poesias, desenhos e outros textos a partir da fábula que lhes fora apresentada.
Para finalizar, os mesmos foram encaminhados para o laboratório de Informática no sentido de digitar os textos produzidos e também escanear os desenhos produzidos.
Estratégias:
· Conversa informal sobre o tema;
· Debate;
· Assistir ao vídeo: FÁBULAS DA WALT DISNEY-O DRAGÃO RELUTANTE.
Recursos utilizados:
· DVD;
· Caixa de Som;
· Notebook;
· Data show;
· Câmera digital;
· Processador de textos BrOffice LINUX;
· Computador;
· Internet;
· Scanner
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, observando-se o empenho do grupo, no entanto, será atribuído conceitos individuais, de acordo com a postura e o empenho de cada um nas atividades desenvolvidas.
ANEXOS :
*VÍDEO
*FOTOS:
Alunos em sala de aula se preparando para assistir o vídeo
Momento de expectativa:ver o vídeo
Alunos no laboratório digitando os textos produzidos
Emoção e expectativa:digitar os textos produzidos
Texto em fase de digitação:uma emoção só!!!!
Atenção e concentração na hora de digitar
Momento de expectativa:ver o vídeo
Alunos no laboratório digitando os textos produzidos
Emoção e expectativa:digitar os textos produzidos
Texto em fase de digitação:uma emoção só!!!!
Atenção e concentração na hora de digitar
*PRODUÇÕES DOS ALUNOS:
Em um lindo bosque havia um menino que não largava o seu livro de histórias de Dragão.
Certa vez, o seu pai vinha gritando que um dragão estava lá nas montanhas. O menino foi lá ver. Quando chegou lá viu o dragão cantando e percebeu que ele não era mau.
Mas o povo da cidade mandou um cavaleiro matar o dragão. Ao chegar nas montanhas,o cavaleiro viu que ele não era mau dragão e foi tomar café com ele.
De repente, eles tiveram uma ideia de fazer um torneio, mas que ninguém poderia se machucar.
O dragão aceitou e soltou um fogaréu que logo virou fumaça e os dois fingiram lutar.
E assim, o povo da cidade pensou que o cavaleiro ganhou a batalha.
Álvaro Lopes da Silva
Aluno do 5º ano “A”-Turno Vespertino
POEMA 1:
O DRAGÃO NÃO É VALENTTE, MAS
INCOMODA MUITA GENTE, POIS ELE
NÃO É A FERA QUE TODO O POVO
ESPERA.
O DRAGÃO PRECISA SE ESFORÇAR,
PARA AS SUAS CHAMAS DE FOGO SOLTAR
LILÁS
LEILANE E AMANDA
POEMA 2:
GIGANTE GIGANTE
PEGA O PÉ GRANDE
PEGA DEPOIS
UM BANJO
E TOCA UM
GRANDE PAGODÃO
NUM GRANDE
SÃO JOÃO.
CAVALEIRO, CAVALEIRÃO
NÃO MATE O DRAGÃO
POR QUE ELE NÃO E MAU,
NÃO, CAVALEIRO, CAVALEIRÃO
NÃO ROBE MEU CORAÇÃO
POR QUE ELE É TÃO BOM
MARCHA DRAGÃO, MARCHA DRAGÃO
POR FAVOR, NÃO ROUBE MEU CORAÇÃO
MEU REIZÃO.
Grupo 1 5º ano: A
Nenhum comentário:
Postar um comentário