domingo, 30 de outubro de 2011

Atividade 4.5

ATIVIDADE 4.5-Joselia-Eleideana-Zuleica            

Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna

Série: IV nível  A e B       Turno: noturno

EJA – Educação de Jovens e Adultos

                Oficina  Utilizando os recursos tecnológicos na matemática

OBJETVOS



Objetivo Geral

Capacitar os alunos do IV nível A E B da EJA ( Educação de Jovens e Adultos quanto aos recursos tecnológicos a serem aplicados ao trabalho pedagógico, tornando-o mais atraente e

prazeroso, facilitando desse modo o ensino aprendizagem.



Objetivos Específicos

Estimular a utilização de metodologias diferenciadas no ensino aprendizagem da

Matemática;

Dinamizar pedagogicamente as atividades a serem desenvolvidas com os alunos;

Auxiliar a professora a elaborar aulas com diferentes recursos de aprendizagem

relacionados à utilização de softwares e ambientes virtuais;

Sensibilizar quanto a importância de desenvolver outras experiências

pedagógicas, dentro e fora de sala de aula, que possam conduzir a uma melhoria

do sucesso escolar dos alunos na disciplina de Matemática.



CONTEÚDOS

Figuras planas

DISCIPLINA

Matemática



METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS

Ao longo da Oficina, os participantes irão investigar e manipular recursos e

programas interativos, para depois poderem planificar, adaptar, experimentar e produzir

materiais pedagógicos que se direcionem para a integração da tecnologia nos atuais

programas da disciplina de Matemática com o auxílio dos recursos tecnológicos

disponíveis.

Para tanto serão desenvolvidas atividades de pesquisa para elaboração do

material (apostila) para uso dos alunos com auxilio do conteúdo apresentado no

datashow. Inicialmente serão desenvolvidos estudos através de resolução de exercícios

em sala de aula, a partir desse ponto passaremos ao trabalho na Sala de Multimídia com a confecção de figuras geométricas no aplicativo Beta logo e em

seguida construção das figuras com material concreto.

Todas as atividades propostas serão realizadas em grupo de três alunos

proporcionando aos alunos momentos em que poderão trocar idéias e socializar os

conhecimentos prévios construídos ao desenvolver as atividades.



PROCEDIMENTOS

Para o desenvolvimento desta oficina as atividades previstas seguirão as

seguintes etapas:

1ª Etapa: Navegar nos sites a procura do conteúdo a ser abordado na execução

da oficina, professor da sala de multimídia e a professora regente, para elaboração do material;

2ª Etapa: Apresentar o tema da aula aos estudantes levando-os a comparar a

forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos

geométricos.

3ª Etapa: Introdução ao conteúdo em sala de aula.

4ª Etapa: Pesquisar sobre figuras planas (alunos) na  sala de multimídia utilizando o site

 De busca www.google.com.br;

5ª Etapa: Desenhar as figuras em papel milimetrado;

6ª Etapa: Uso do aplicativo beta logo para desenhar as figuras planas;

7ª Etapa: Uso do aplicativo beta logo para desenhar a planificação de algumas

figuras planas;



RECURSOS TECNOLÓGICOS

Computadores;

Internet;

Aplicativo Beta logo;

Aplicativos do Windows;

Impressora,

Câmara fotográfica;

Sites educativos;



AVALIAÇÃO

A professora deverá avaliar os discentes através da participação e o

envolvimento de cada um, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de

seu trabalho de forma crítica e construtiva. Por meio do desempenho que tiverem em

todas as atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula e sala de tecnologia,

deverá ser atribuído conceito individual aos alunos.

Qualidade e pertinência das atividades apresentadas e desenvolvidas pelos

formandos, utilizando a tecnologia e os recursos, elaborados durante a oficina. Desse

modo a avaliação será contínua.

Espera-se que ao término do projeto os estudantes estejam conscientes da

importância das figuras geométricas planas e estar associando, descobrindo a relação

das figuras na teoria com o seu cotidiano levando para seu meio social todos esses

conhecimentos adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário