ATIVIDADE 4.5-Joselia-Eleideana-Zuleica
Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna
Série: IV nível A e B Turno: noturno
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Oficina Utilizando os recursos tecnológicos na matemática
OBJETVOS
Objetivo Geral
Capacitar os alunos do IV nível A E B da EJA ( Educação de Jovens e Adultos quanto aos recursos tecnológicos a serem aplicados ao trabalho pedagógico, tornando-o mais atraente e
prazeroso, facilitando desse modo o ensino aprendizagem.
Objetivos Específicos
Estimular a utilização de metodologias diferenciadas no ensino aprendizagem da
Matemática;
Dinamizar pedagogicamente as atividades a serem desenvolvidas com os alunos;
Auxiliar a professora a elaborar aulas com diferentes recursos de aprendizagem
relacionados à utilização de softwares e ambientes virtuais;
Sensibilizar quanto a importância de desenvolver outras experiências
pedagógicas, dentro e fora de sala de aula, que possam conduzir a uma melhoria
do sucesso escolar dos alunos na disciplina de Matemática.
CONTEÚDOS
Figuras planas
DISCIPLINA
Matemática
METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS
Ao longo da Oficina, os participantes irão investigar e manipular recursos e
programas interativos, para depois poderem planificar, adaptar, experimentar e produzir
materiais pedagógicos que se direcionem para a integração da tecnologia nos atuais
programas da disciplina de Matemática com o auxílio dos recursos tecnológicos
disponíveis.
Para tanto serão desenvolvidas atividades de pesquisa para elaboração do
material (apostila) para uso dos alunos com auxilio do conteúdo apresentado no
datashow. Inicialmente serão desenvolvidos estudos através de resolução de exercícios
em sala de aula, a partir desse ponto passaremos ao trabalho na Sala de Multimídia com a confecção de figuras geométricas no aplicativo Beta logo e em
seguida construção das figuras com material concreto.
Todas as atividades propostas serão realizadas em grupo de três alunos
proporcionando aos alunos momentos em que poderão trocar idéias e socializar os
conhecimentos prévios construídos ao desenvolver as atividades.
PROCEDIMENTOS
Para o desenvolvimento desta oficina as atividades previstas seguirão as
seguintes etapas:
1ª Etapa: Navegar nos sites a procura do conteúdo a ser abordado na execução
da oficina, professor da sala de multimídia e a professora regente, para elaboração do material;
2ª Etapa: Apresentar o tema da aula aos estudantes levando-os a comparar a
forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos
geométricos.
3ª Etapa: Introdução ao conteúdo em sala de aula.
4ª Etapa: Pesquisar sobre figuras planas (alunos) na sala de multimídia utilizando o site
De busca www.google.com.br;
5ª Etapa: Desenhar as figuras em papel milimetrado;
6ª Etapa: Uso do aplicativo beta logo para desenhar as figuras planas;
7ª Etapa: Uso do aplicativo beta logo para desenhar a planificação de algumas
figuras planas;
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Computadores;
Internet;
Aplicativo Beta logo;
Aplicativos do Windows;
Impressora,
Câmara fotográfica;
Sites educativos;
AVALIAÇÃO
A professora deverá avaliar os discentes através da participação e o
envolvimento de cada um, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de
seu trabalho de forma crítica e construtiva. Por meio do desempenho que tiverem em
todas as atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula e sala de tecnologia,
deverá ser atribuído conceito individual aos alunos.
Qualidade e pertinência das atividades apresentadas e desenvolvidas pelos
formandos, utilizando a tecnologia e os recursos, elaborados durante a oficina. Desse
modo a avaliação será contínua.
Espera-se que ao término do projeto os estudantes estejam conscientes da
importância das figuras geométricas planas e estar associando, descobrindo a relação
das figuras na teoria com o seu cotidiano levando para seu meio social todos esses
conhecimentos adquiridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário