segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ativ3.2-joséadécio


Foi solicitado a um grupo de alunos que localizassem monumentos históricos do estado,do Brasil e do mundo,para tanto foi recomendado o uso da ferramenta google maps. Todos os participantes da atividade desconheciam tal recurso,porém não tiveram muita dificuldade para executá-la,bem como reconheceram sua relevância enquanto instrumento de utilidade para o cotidiano das pessoas.
No entanto,as tecnologias da informação ainda estão distantes de nossos alunos no aspecto que diz respeito as ferramentas utilizadas. Os poucos que tem acesso a computadores conectados a internet em suas residências interagem intensamente apenas nos sites de relacionamento,as chamadas redes sociais. Os ambientes colaborativos da aprendizagem pouco são “visitados” pode-se dizer que eles consideram esses recursos fontes de entretenimento. É preciso primeiramente democratizar essas tecnologias,associando a isso um intenso processo de formação de professores para que estes consigam incluir nas suas práticas curriculares o uso das “tics” no cotidiano da sala de aula. A experiência da atividade mostrou que quando há encaminhamentos para outros ambientes os aprendizes conseguem perceber o quanto podem ampliar seu processo de construção do conhecimento,fazer descobertas,tirar dúvidas,crescer intelectualmente,enfim,nossos alunos aprendem a aprender sob uma nova perspectiva,ou seja,eles aprendem que são construtores de conhecimento e que isso pode e deve ser mais significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário