Ativ3-3_mariadocarmo
Projeto Pedagógico
Tema: Rede de leitores
Subtema: Descobrir o Prazer de Ler e Escrever
Público Envolvido: Ensino Infantil e Fundamental I
Período de Execução: Durante o ano letivo 2011
Justificativa: Na sociedade atual, são exigidos de cada indivíduo conhecimentos e habilidades que permitam-lhe interpretar e analisar, de maneira crítica, a crescente quantidade de informações, veiculadas com velocidade e em quantidade cada vez maior. Nesse contexto cabe a escola oferecer meios para que seus alunos conheçam e usem da melhor forma a língua materna e participem ativamente do mundo em que vivem. Sendo assim o projeto proposto visa obter bons resultados no processo ensino – aprendizagem.
Objetivo Geral: Oferecer aos alunos um conjunto de atividades variadas de leitura, produção oral e escrita que lhes ensinem progressivamente a utilizar-se dos textos, seja por meio da compreensão ou da produção, em suas práticas sociais de comunicação.
Objetivos Específicos: Que o aluno:
- Descubra o prazer da leitura escrita;
- Atribua significado ao que lê;
- Compreenda a relação entre fala e escrita;
- Vivencie as emoções da fantasia e da imaginação;
- Saiba manusear os diferentes materiais escritos;
- Pegue emprestados livros do acervo da biblioteca escolar e de outras bibliotecas com responsabilidade;
- Compartilhe opiniões, ideias e preferências sobre gêneros textuais,
- Oganize oficinas de leituras.
Ações metodológicas
As atividades pedagógicas serão desenvolvidas através de leitura de textos de diferentes gêneros textuais ( poema, conto, fábula, crônica, notícia, entrevista, receitas culinárias, carta, história em quadrinho, etc.) e discursivos ( literários, jornalíticos e científicos ), em suas variadas tipologias ( narração, descrição, diálogo e argumentação).
Desenvolvimento do Trabalho
- O desenvolvimento do trabalho será de acordo com a necessidade dos alunos,
- Será selecionado o material de acordo com o trabalho a ser desenvolvido e que este estimule a participação e a interação dos alunos,
- Exploração dos conhecimentos prévios dos alunos,
- Auxiliar e orientar os alunos nos planos de trabalho para que tenham autonomia em seu desenvolvimento e cumpram o cronograma estabelecido,
- Definição dos dias da semana para a realização do projeto,
- Realização do produto final.
Recursos Didáticos
- Livros literários;
- Textos diversificados;
- DVD,CD,TV,SOM;
- Alfabeto móvel;
- Livros infantis;
- Fantoches;
- Dicionários, enciclopédias;
- Jogos pedagógicos;
- Materiais de sucata;
- Jornais e revistas;
- Gibí;
- Livros didáticos;
- Lápis piloto, cola, tesoura, fita adesiva, giz, apagador, lousa;
- Diversos tipos de papel, lápis colorido;
- Computador, impressora...
Componentes Curriculares
- Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Ens. Religioso e Ed. Física.
Avaliação
Tendo em vista que os alunos estão num processo de aprendizagem, a avaliação deve se basear nesse processo. Por outro lado, a mesma será contínua e rotineira.
Produto Final
- Exposição dos trabalho;
- Oficinas de leituras;
- Dramatização;
- Dia do autógrafo.
Cronograma das Atividades
Segunda – feira | Terça -feira | Quarta - feira | Quinta – feira | Sexta - feira |
| | | | |
Atividades desenvolvidas com os alunos
Disciplina: Língua Portuguesa
Alunos atendidos: 3º ano
Conteúdo: Gincana das palavras
Objetivos
- Envolver os alunos no desenvolvimento das atividades;
Trabalhar em equipe;
- Desenvolver a criatividade;
- Cumprir as tarefas no tempo determinado;
- Desenvolver a atenção e o raciocínio;
- Respeitar os colegas;
- Saber ganhar e/ou perder.
Materiais Utilizados
- Jornais, revistas,lápis e papel
Atividades Metodológicas
- Pedir que os alunos tragam jornais, revistas, lápis e papel para serem utilizados na gincana;
- A turma será dividida em equipes;
- Cada equipe escolhe um nome ou uma cor que represente os seus participantes;
- O nome da equipe será escrito num crachá pendurado no pescoço com cordão;
- As tarefas serão préviamente preparadas, de acordo com o nível da turma;
- Juntos, estabelecer um tempo para a entrega das tarefas;
Cada tarefa cumprida valerá 5 pontos.
Sugestões de Tarefas
- Procurar 05 palavras que sejam nomes de pessoas;
- Procurar 05 palavras que sejam nomes de cidades;
- Procurar 05 palavras que sejam nomes de estados;
- Procurar 10 palavras começadas com a letra inicial do nome da sua
equipe;
- Procurar 03 palavras começadas com as vogais a,e,i,o,u;
- Procurar 05 palavras começadas com a letra inicial do nome da professora;
- Procurar 03 palavras começadas com as letras iniciais do nome de cada participante da equipe;
- Escrever um acróstico com a palavra ESCOLA.
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos disponibilizarão dos materiais necessários para a melhoria do ensino e aprendizagem de forma significativa e prazeroza. Possibilitando-os no avanço que se propõe a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário