sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Ativ3-3_mariadocarmo
Projeto Pedagógico
Tema: Rede de leitores
Subtema: Descobrir o Prazer de Ler e Escrever
Público Envolvido: Ensino Infantil e Fundamental I
Período de Execução: Durante o ano letivo 2011



Justificativa: Na sociedade atual, são exigidos de cada indivíduo conhecimentos e habilidades que permitam-lhe interpretar e analisar, de maneira crítica, a crescente quantidade de informações, veiculadas com velocidade e em quantidade cada vez maior. Nesse contexto cabe a escola oferecer meios para que seus alunos conheçam e usem da melhor forma a língua materna e participem ativamente do mundo em que vivem. Sendo assim o projeto proposto visa obter bons resultados no processo ensino – aprendizagem.
Objetivo Geral: Oferecer aos alunos um conjunto de atividades variadas de leitura, produção oral e escrita que lhes ensinem progressivamente a utilizar-se dos textos, seja por meio da compreensão ou da produção, em suas práticas sociais de comunicação.
Objetivos Específicos: Que o aluno:
  • Descubra o prazer da leitura escrita;
  • Atribua significado ao que lê;
  • Produza textos (oral e escrito)
  • Compreenda a relação entre fala e escrita;
  • Vivencie as emoções da fantasia e da imaginação;
  • Saiba manusear os diferentes materiais escritos;
  • Pegue emprestados livros do acervo da biblioteca escolar e de outras bibliotecas com responsabilidade;
  • Compartilhe opiniões, ideias e preferências sobre gêneros textuais,
  • Oganize oficinas de leituras.
Ações metodológicas
As atividades pedagógicas serão desenvolvidas através de leitura de textos de diferentes gêneros textuais ( poema, conto, fábula, crônica, notícia, entrevista, receitas culinárias, carta, história em quadrinho, etc.) e discursivos ( literários, jornalíticos e científicos ), em suas variadas tipologias ( narração, descrição, diálogo e argumentação).
Desenvolvimento do Trabalho
  • O desenvolvimento do trabalho será de acordo com a necessidade dos alunos,
  • Será selecionado o material de acordo com o trabalho a ser desenvolvido e que este estimule a participação e a interação dos alunos,
  • Exploração dos conhecimentos prévios dos alunos,
  • Auxiliar e orientar os alunos nos planos de trabalho para que tenham autonomia em seu desenvolvimento e cumpram o cronograma estabelecido,
  • Definição dos dias da semana para a realização do projeto,
  • Realização do produto final.
Recursos Didáticos
  • Livros literários;
  • Textos diversificados;
  • DVD,CD,TV,SOM;
  • Alfabeto móvel;
  • Livros infantis;
  • Fantoches;
  • Dicionários, enciclopédias;
  • Jogos pedagógicos;
  • Materiais de sucata;
  • Jornais e revistas;
  • Gibí;
  • Livros didáticos;
  • Lápis piloto, cola, tesoura, fita adesiva, giz, apagador, lousa;
  • Diversos tipos de papel, lápis colorido;
  • Computador, impressora...
Componentes Curriculares
  • Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Ens. Religioso e Ed. Física.
Avaliação
Tendo em vista que os alunos estão num processo de aprendizagem, a avaliação deve se basear nesse processo. Por outro lado, a mesma será contínua e rotineira.
Produto Final
  • Exposição dos trabalho;
  • Oficinas de leituras;
  • Dramatização;
  • Dia do autógrafo.
Cronograma das Atividades
Segunda – feira
Terça -feira
Quarta - feira
Quinta – feira
Sexta - feira









Atividades desenvolvidas com os alunos
Disciplina: Língua Portuguesa
Alunos atendidos: 3º ano
Conteúdo: Gincana das palavras
Objetivos
  • Envolver os alunos no desenvolvimento das atividades;
Trabalhar em equipe;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Cumprir as tarefas no tempo determinado;
  • Desenvolver a atenção e o raciocínio;
  • Respeitar os colegas;
  • Saber ganhar e/ou perder.
Materiais Utilizados
  • Jornais, revistas,lápis e papel
Atividades Metodológicas
  • Pedir que os alunos tragam jornais, revistas, lápis e papel para serem utilizados na gincana;
  • A turma será dividida em equipes;
  • Cada equipe escolhe um nome ou uma cor que represente os seus participantes;
  • O nome da equipe será escrito num crachá pendurado no pescoço com cordão;
  • As tarefas serão préviamente preparadas, de acordo com o nível da turma;
  • Juntos, estabelecer um tempo para a entrega das tarefas;
Cada tarefa cumprida valerá 5 pontos.
Sugestões de Tarefas
  • Procurar 05 palavras que sejam nomes de pessoas;
  • Procurar 05 palavras que sejam nomes de cidades;
  • Procurar 05 palavras que sejam nomes de estados;
  • Procurar 10 palavras começadas com a letra inicial do nome da sua
equipe;
  • Procurar 03 palavras começadas com as vogais a,e,i,o,u;
  • Procurar 05 palavras começadas com a letra inicial do nome da professora;
  • Procurar 03 palavras começadas com as letras iniciais do nome de cada participante da equipe;
  • Escrever um acróstico com a palavra ESCOLA.
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades, os alunos disponibilizarão dos materiais necessários para a melhoria do ensino e aprendizagem de forma significativa e prazeroza. Possibilitando-os no avanço que se propõe a atividade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário