MEIO AMBIENTE: CONSTRUIR SEM POLUIR
APRESENTAÇÃO
A principal finalidade do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de indivíduos conscientes, acerca da realidade socioambiental da sociedade local e global. Neste sentido, é necessário que a escola se proponha a trabalhar com atitudes e valores, com vistas a um ensino contextualizado com a realidade vivenciada, proporcionando um ambiente saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos apreendam, para que possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente se transformarem em seres e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação ao mesmo.
OBJETIVOS
Ø Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação;
Ø Conhecer como os modos de consumo afetam o meio ambiente e a vida das pessoas;
Ø Demonstrar a necessidade do reaproveitamento do lixo através uma mobilização de conscientização da população sobre como armazenar o lixo para uma reciclagem;
Ø Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima;
Ø Produzir textos, slides ou vídeos informativos sobre o destino do lixo e sobre a reciclagem de materiais;
Plano de Aula
Título do material | Gênero | Suporte | Público-alvo |
Lixo - Reciclar para preservar o meio ambiente | Artigo | Impresso Revista Furnas ANO XXXI Nº 317 FEVEREIRO 2005, p 31 | l Este projeto é destinado à adolescentes entre 13 a 16 anos, que estudam no 8º e 9º ano do ensino fundamental II. |
A história das coisas | Vídeo - didático | Digital Disponível em: http://virgulaimagem.redezero.org/video-educacional-sobre-consumo-responsavel-e-meio-ambiente/ | |
Lixo e suas conseqüências no meio ambiente | Vídeo - imagens | Digital Disponível em:http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=58855900 | |
O luxo no lixo | Poesia | Digital http://www.mundojovem.pucrs.br/poema-ecologia-o-luxo-no-lixo.php | |
O Planeta ainda pode ser salvo | Entrevista (Judith Cortesão) | Impresso Revista Mundo Jovem publicada na edição 307, junho de 2000, pág. 12 e 13. |
Justificativa de escolha do material, de acordo com o objetivo e o público-alvo |
JUSTIFICATIVA O material escolhido expõe inicialmente um artigo da revista Furnas em retrata à questão do lixo e a necessidade da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Para os alunos do 8º e 9º Ano poderá ser o ponto inicial para podermos começar a falar sobre a questão do consumo e das conseqüências para a preservação, que vai muito bem ser identificada no vídeo ”A história das Coisas”, que é uma produção didática sobre o sistema de produção e consumo mostrando algumas atitudes que poderão ser úteis e possíveis. Se formos observar vamos notar que o material se encaixa com os objetivos propostos no projeto. O segundo vídeo “lixo e suas conseqüências no meio ambiente” é uma produção realizada por alunos do 8º ano. Este foi selecionado pra despertar o interesse nos alunos a produzirem um material que pudessem publicar na internet, através dos sites, blog ou comunidades virtuais. A poesia “O luxo no lixo”, encontrada na pagina digital da revista mundo jovem propõe uma diversidade textual para ampliar ao universo letrado dos alunos. O acesso digital a essa página irá favorecer o acesso a tantas outras poesias que retratam o tema, enriquecendo o vocabulário literário dos adolescentes. A entrevista “O planeta ainda pode ser salvo” com Judith Cortesão reporta a questão da consciência e a necessidade de ações praticas para amenizar o impacto sobre o meio ambiente. Todo o material selecionado tem o intuito de incentivar os alunos a buscarem outros meios de pesquisa para o enriquecimento das produções que deverão realizar. As disciplinas de língua portuguesa, história, geografia, ciências, matemática e artes podem ser selecionadas para trabalha o tema numa forma interdisciplinar. Estes materiais associados a conteúdos específicos de cada área do conhecimento poderão ser trabalhados tanto no 8º ano quanto no 9º ano do ensino fundamental. |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais. – Brasilia: MEC/SEF, 2001.
- BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Brasilia: MEC/SEF, 2001.
- Brasil, Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Programa nacional de educação ambiental - ProNEA. - 3. ed - Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2005.
- A Natureza é Nossa Mãe. In: revista Mundo Jovem. Ano XXXVIII - Junho de 2000, Edição nº 307, pág 12 e 13.
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