domingo, 6 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.5 TEIA ALIMENTAR

Atividade  4-5   Luciana sobral e Léa Barreto
Escola Municipal Dr. Júlio Gomes de Senna
Turma: 6° Anos  A  - Disciplina: Ciências
 Assunto: Teia alimentar
Plano de aula

·         Objetivo Geral
Compreender  e identificar as relações entre os seres vivos e os demais elementos do ambiente, avaliando como  o equilíbrio  dessas relações é importante para a continuidade da vida em nosso planeta.

·         Objetivo Específico
Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio entre os seres vivos na dinâmica das teias alimentares;
Confrontar as diferentes explicações individuais e coletiva, no reconhecimento  existente  das relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores(herbívoros  e carnívoros (predadores) e os decompositores.
·         Desenvolvimento (Proposta das ações realizadas)
1° Momento
Dando início da aula, foi apresentado o tema da atividade, em que foram abordados alguns questionamentos no intuito de motivar os alunos a expressarem o conhecimento  já existente  a respeito do tema exposto. Assim, a turma foi convidada a reconhecer  a cadeia alimentar  no local em que estudam, registrando e organizando as informações  adquirida em seus caderno;

2° Momento
Em seguida, ao voltar a sala, foi  exposto para os alunos um texto  científico “Cadeia Alimentar” levando-os a estabelecer uma conexão entre suas informações  e os conceitos científicos;
  3° Momento
Prosseguindo, foi realizada uma atividade individual para  proporcionar aos alunos a compreensão  da diversidade das teias alimentares;
4° Momento
Para finalizar, os alunos se organizaram em grupos para confeccionar slides sobre o tema proposto. Cada grupo apresentou seu trabalho ilustrado conforme sua criatividade.
·         Mídia e tecnologia
Computador;
Data show;
Slides;
Internet.
·         Avaliação
Será através do desempenho dos alunos na realização e  exposição dos trabalhos confeccionado .
·         Anexo
Produções dos alunos

                            CADEIA ALIMENTAR


A  cadeia alimentar é uma sequência  de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros  e carnívoros (predadores) e os decompositores. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia  e de nutrientes sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, num ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar (perde-se na forma de calor), não sendo reaproveitável. A energia tem, portanto, um percurso acíclico. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia . 
A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas), consumidores (como os animais ) e decompositores (fungos e bactérias).
Porque frequentemente cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animais ou plantas, as relações alimentares (também conhecidas por relações tróficas) tornam-se mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.


                                      Atividade
Leia o texto:
“Algum tempo atrás as horticulturas da Serra Grande, entre o Ceará e o Piauí, viram-se face a uma quase completa devastação de suas hotaliças por uma praga de grilos, que sempre atacou estas plantas, mas sempre em escala aceitável, sem que se tivesse de usar  inseticidas para seu controle. A pesquisa científica constatou que o aumento na quantidade de grilos coincidiu com a caça que se estava fazendo aos sapos da área, com a finalidade de usar sua pele na confecção de bolsas, sapatos e outros artefatos femininos. A suspensão desta caça resultou no aumento da quantidade de sapos e na diminuição da quantidade de grilos que praguejavam as hortaliças, de que eles se alimentam”.
                                     Fonte:Vestibular da UFPI-Universidade Federal do Piauí.
1-     Assinale as alternativas corretas:
(  ) A hortaliça atua como produtor.
(  ) A teia alimentar associada ao texto é: sapo-hortaliça-grilo
(  ) O grilo é carnívoro.
(  ) O sapo atua como consumidor.
(  ) Tanto grilos como sapos, sendo verdes, são produtores.
2-     Classifique cada um dos membros dessa cadeia como produtor, consumidor ou decompositor.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-     Segundo o texto, ouve  um  aumento na quantidade de grilos na plantação de hotaliças .Explique  por quê?
___________________________________________________________________
4-  Considere os seres vivo do texto acima:
Esquematize uma teia alimetar na qual todos  eles estejam envolvidos.

5-  Qual o conceito de Teia Alimentar?
__________________________________________________________________
6-  O que são seres  produtores, seres consumidores e seres decompositores?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VÍDEO

Produzir um slide, em grupo, de forma criativa sobre o tema estudado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário