ESCOLA MUNICIPAL DRº AUGUSTO MEIRA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – NÍVEL IV – NOTURNO
ATIVIDADE 4.5- PLANEJANDO UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA UTILIZANDO AS TICs.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – NÍVEL IV – NOTURNO
ATIVIDADE 4.5- PLANEJANDO UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA UTILIZANDO AS TICs.
JOSÉ ADÉCIO
DARILENE RODRIGUES
SOLANGE MARIA
FILME: contador de histórias - O amor ao próximo
Filme é baseado na vida do pedagogo Roberto Carlos, que morou na Febem e foi adotado por uma francesa.
O Contador De Histórias – Nacional
AGO 13
FICHA TÉCNICA
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2009
Qualidade: DVDRip
Formato: Avi
Áudio: Português
Legenda: S / L
Tamanho: 750 mb
Download: FileServe, UploadStation, FileSonic, MegaUpload
-
Sinopse: Anos 70. Aos 6 anos Roberto Carlos Ramos (Marco Ribeiro) foi escolhido por sua mãe (Jú Colombo) para ser interno em uma instituição oficial que, segundo apregoava a propaganda, visava a formação de crianças em médicos, advogados e engenheiros. Entretanto a realidade era bem diferente, o que fez com que Roberto aprendesse as regras de sobrevivência no local. Pouco depois de completar 7 anos ele é transferido, passando a conviver com crianças até 14 anos. Aos 13 anos, ainda analfabeto, Roberto tem contato com as drogas e já acumula mais de 100 tentativas de fuga. Considerado irrecuperável por muitos, Roberto recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros). Tratando-o com respeito, ela inicia o processo de recuperação e aprendizagem de Roberto
OBJETIVOS GERAL:
• Tonar a tarefa pedagógica do professor –aluno menos rotineira, apresentando conteúdos midiáticos – filme “O Contador de Histórias” , tendo como verdadeiro convite à reflexão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Possibilitar a classe do alunado conhecimentos éticos e morais ;
• Promover a concepção de uma nova leitura a partir da construção de novos saberes retratado no filme;
• Tentar fazer com que o aluno repense sua forma de vida Aa partir do filme;
• Promover a concepção de uma nova leitura a partir da construção de novos saberes retratado no filme;
• Tentar fazer com que o aluno repense sua forma de vida Aa partir do filme;
RECURSOS UTILIZADOS:
• DATA SHOW;
• SITE: http://www.filmesparadownloads.com/o-contador-de-historias-nacional/
• BLOG : escolaaugustomeira@blogsport.com
• DVD;
• Cadernos com produções e narrativas;
• Mural de informações.
• SITE: http://www.filmesparadownloads.com/o-contador-de-historias-nacional/
• BLOG : escolaaugustomeira@blogsport.com
• DVD;
• Cadernos com produções e narrativas;
• Mural de informações.
COMPONENTES CURRICULARES:
ÁREAS ABRANGENTES CONTEUDOS:
História do Brasil PRECONCEITOS RACIAIS/ POLÍTICAS SOCIAIS DO PAÍS
Cultura e cidadania O QUE É CIDADANIA? VALORES
Ens. Religioso/Língua Portuguesa AMOR AO PRÓXIMO
DESENVOLVIMENTO DAS AULAS:
1ª aula: Conversar com alunos sobre : Histórias , filmes e contos.( conhecimento Prévio);
2ª aula: Iniciar a aula falando sobre a trilha sonora do filme, e execução do filme;
3ª aula: Atividade reflexão/ e Discussão;
O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história;
QUEM? - a personagem ou personagens;
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento
4ª aula: Trabalhos em grupos(confecção do mural informativo)/ fazer comentários no blog da escola sobre a compreensão do filme trabalhado.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada continuamente, a partir da participação e interesse do aluno durante as atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário