terça-feira, 1 de maio de 2012

Atividade 2.8


Escola Municipal Alcides Câmara de Souza
Série: 3º e 5º Ano           Turno: Vespertino
Professoras: Maria Auxiliadora Gomes Silva
                      Maria da Conceição Claudino
                      Maria Ozenira Albuquerque
Plano: Diário
Conteúdo: Leitura: A Gata Borralheira

Justificativa: Na sociedade atual, são exigidos de cada indivíduo conhecimentos, habilidades e competência que permitam-lhe interpretar  analisar, de maneira crítica, a crescente quantidade de informações vinculadas com velocidade no mundo globalizado. Pensando em incentivar a leitura, fazemos uso da informática.

·         O que o aluno poderá aprender com essa aula:
o   Leitura e compreensão de texto
o   Interpretação do texto

·         Duração da aula:
o   02 aulas

·         Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
o   Saber que a língua falada depende de regras para ser compreendida por todos quando é transportada para a comunicação escrita;
o   Saber que a leitura libera a imaginação humana, despertando a criatividade de cada indivíduo.

·         Estratégia e recurso da aula:
o   Utilização do laboratório de informática;
o   Atividades em duplas para produção de texto.

Avaliação: Se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção da estória.

Relato de aula sobre mídias

            Durante a execução da atividade, houve a participação e compreensão da leitura “A Gata Borralheira”, no qual os alunos interpretaram, expuseram suas ideias e imaginação, utilizando o conhecimento prévio. Como forma de enriquecer a aula, utilizamos os computadores do laboratório da escola, onde os alunos tiveram oportunidades de pesquisar imagens e ampliar seus conhecimentos. Os alunos tiveram uma participação ativa no processo. O computador trouxe novas situações de aprendizagem. A escola vive uma nova rotina com os computadores integrados ao trabalho didático. As turmas tiveram interesses maiores pela leitura, tiveram oportunidades de digitar e procurar imagens sobre a estória trabalhada.
            Eles encontraram na informática um modo de se ocupar e adquirir melhor os seus conhecimentos.


ANEXOS:










Nenhum comentário:

Postar um comentário