terça-feira, 8 de maio de 2012

Atividade 2.8 Raimunda, Josidalva e Elissandra



PLANO DE AULA PARA TRABALHAR COM A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TEMA: DROGAS
JUSTIFICATIVA
Percebe-se que o uso de drogas se faz presente na vida de muitos adolescentes e, por esse motivo, é preciso encarar a situação. Mesmo os jovens que revelam um consumo experimental e recreativo precisam receber esclarecimentos e aconselhamentos para que reflitam sobre as consequências desse comportamento.
As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool. As drogas ilícitas são aquelas que têm sua venda e consumo proibidos para qualquer faixa etária, visto que seu uso lhe trará como consequência primordial os problemas judiciais. Estas drogas são: Maconha, cocaína, crack, ecstasy, heroína dentre muitas outras .Drogas lícitas são aquelas consentidas por lei, as quais são compradas praticamente de maneira livre, e seu comércio é legal. Entre elas estão os medicamentos em geral os quais só são permitidos sob prescrição médica, o cigarro, além dos alimentos: energéticos, café, refrigerantes, chocolates, muitos outros que contêm substâncias que podem ser consideradas drogas, pois levam de alguma maneira as sensações de quem as ingere (ARAÚJO, 2008)..
Os primeiros grupos sociais de crianças e adolescentes são formados primeiramente na família, e posteriormente na escola. Nesse sentido a família tem um papel fundamental na formação desses adolescentes, e a escola como espaço educativo e social, interagindo com a família, deve promover a saúde, como forma de construir vidas mais saudáveis, esclarecendo os malefícios advindos das drogas, tendo em vista que essa problemática esta afetando diretamente ao processo de ensino aprendizagem dos educandos. Segundo o Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas, 126, 2006:
A família é a célula formadora da comunidade, portanto não é possível desenvolver ações preventivas na comunidade sem que ela participe. Tanto a família quanto a escola são parte de um grupo maior que chamamos comunidade. Cada comunidade, como cada família ou como cada escola, tem sua história, sua localização, seus valores, seus projetos e seus problemas. Conhecer todas essas dimensões ajuda a fazer planejamentos realistas e a realizar ações mais eficazes.”
       Esse trabalho será realizado a partir  do filme  : Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída aos 13 Anos.
O trabalho voltado drogas será realizado na Escola Municipal Dr Júlio Gomes de Senna, localizado na Rua das Algarobas, S/N, no Município de Ceará – Mirim, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno, onde funcionam 06 turmas (1º ao 4º nível). A escola dispõe dos seguintes espaços de apoio pedagógico: Laboratório de Informática e Biblioteca. Esses espaços serão utilizados para dinamizar essa proposta de trabalho. Ainda dispõe de : 12 salas de aula, 01 diretoria, 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 cozinha e 01 quadra descoberta. 
 PÚBLICO ESTIMADO
Esse trabalho beneficiará os alunos da Educação de Jovens e Adultos do turno noturno, professores e funcionários . 
OBJETIVO:
Esclarecer os malefícios das drogas na vida das pessoas para prevenção dessa problemática social.
     DURAÇÃO
Três aulas
CONTEÚDOS
Drogas e seus malefícios
Drogas licitas e ilícitas
AÇÕES METODOLÓGICAS
A metodologia a ser empregada neste processo, possibilitará um trabalho de forma dinâmica, visando a participação da comunidade escolar que contribua para o esclarecimento do problema e atitudes positivas frente ao problema.Os procedimentos a serem utilizados são:Sessões de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
Primeiro Momento:   Sensibilizar a turma para assistir ao filme , através da exposição da sinopse do filme.
Segundo Momento: assistir ao filme: Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída aos 13 Anos
Terceiro Momento: Debater e Responder ao questionário sobre o filme assistido.
RECURSOS
Data show, notebook, tela de projeção e som amplificado.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da aula através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
FOTOS- MOMENTO DE ASSISTIR AO FILME; Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída aos 13 Anos











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário