PLANO DE AULA PARA TRABALHAR COM A EJA – EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
TEMA: DROGAS
JUSTIFICATIVA
Percebe-se que o uso de drogas se faz presente na vida de muitos
adolescentes e, por esse motivo, é preciso encarar a situação.
Mesmo os jovens que revelam um consumo experimental e recreativo
precisam receber esclarecimentos e aconselhamentos para que reflitam
sobre as consequências desse comportamento.
As
drogas são substâncias químicas, naturais ou
sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem
as consome e levam à dependência
física e psicológica. Seu uso sistemático traz
sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo
levar à morte em casos extremos, em geral por problemas
circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Além
das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o
cigarro e o álcool. As
drogas ilícitas são aquelas que têm sua venda e
consumo proibidos para qualquer faixa etária, visto que seu uso lhe
trará como consequência primordial os problemas judiciais. Estas
drogas são: Maconha,
cocaína, crack, ecstasy, heroína dentre muitas outras .Drogas
lícitas são aquelas consentidas por lei, as quais
são compradas praticamente de maneira livre, e seu comércio é
legal. Entre elas estão os medicamentos em geral os quais só são
permitidos sob prescrição médica, o cigarro, além dos alimentos:
energéticos,
café, refrigerantes, chocolates, muitos outros que contêm
substâncias que podem ser consideradas drogas, pois levam de alguma
maneira as sensações de quem as ingere (ARAÚJO, 2008)..
Os primeiros grupos sociais de crianças e adolescentes são formados
primeiramente na família, e posteriormente na escola. Nesse sentido
a família tem um papel fundamental na formação desses
adolescentes, e a escola como espaço educativo e social, interagindo
com a família, deve promover a saúde, como forma de construir vidas
mais saudáveis, esclarecendo os malefícios advindos das drogas,
tendo em vista que essa problemática esta afetando diretamente ao
processo de ensino aprendizagem dos educandos. Segundo o Curso
de prevenção do uso de drogas
para educadores de escolas públicas,
126, 2006:
“A
família é a célula formadora da comunidade, portanto não é
possível desenvolver ações preventivas na comunidade sem que ela
participe. Tanto a família quanto a escola são parte de um grupo
maior que chamamos comunidade. Cada comunidade, como cada família ou
como cada escola, tem sua história, sua localização, seus valores,
seus projetos e seus problemas. Conhecer todas essas dimensões ajuda
a fazer planejamentos realistas e a realizar ações mais eficazes.”
Esse
trabalho será realizado a partir do filme :
Eu,
Christiane
F.,
13
Anos,
Drogada,
Prostituída
aos
13
Anos.
O trabalho voltado drogas será realizado na Escola Municipal Dr
Júlio Gomes de Senna, localizado na Rua das Algarobas, S/N, no
Município de Ceará – Mirim, com os alunos da Educação de Jovens
e Adultos do turno noturno, onde funcionam 06 turmas (1º ao 4º
nível). A escola dispõe dos seguintes espaços de apoio pedagógico:
Laboratório de Informática e Biblioteca. Esses espaços serão
utilizados para dinamizar essa proposta de trabalho. Ainda dispõe de
: 12 salas de aula, 01 diretoria, 01 sala de professores, 01
secretaria, 01 cozinha e 01 quadra descoberta.
PÚBLICO ESTIMADO
Esse trabalho beneficiará os alunos da Educação de Jovens e
Adultos do turno noturno, professores e funcionários .
OBJETIVO:
Esclarecer os malefícios
das drogas na
vida das pessoas
para prevenção dessa
problemática social.
DURAÇÃO
Três aulas
CONTEÚDOS
Drogas e seus malefícios
Drogas licitas e ilícitas
AÇÕES METODOLÓGICAS
A metodologia a ser empregada neste processo, possibilitará um
trabalho de forma dinâmica, visando a participação da comunidade
escolar que contribua para o esclarecimento do problema e atitudes
positivas frente ao problema.Os procedimentos a serem utilizados
são:Sessões de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como
a Internet para promover a orientação, a prevenção e a
conscientização contra o uso abusivo de drogas.
Primeiro Momento:
Sensibilizar a
turma para assistir
ao filme ,
através da exposição
da sinopse do
filme.
Segundo Momento:
assistir ao filme:
Eu,
Christiane
F.,
13
Anos,
Drogada,
Prostituída
aos
13
Anos
Terceiro Momento:
Debater e Responder
ao questionário sobre
o filme assistido.
RECURSOS
Data show, notebook, tela de projeção e som
amplificado.
AVALIAÇÃO
A
avaliação acontecerá
ao longo
do desenvolvimento da aula
através da
observação do
desempenho e
interesse dos
alunos no
desenvolvimento das
atividades
propostas.
FOTOS-
MOMENTO
DE
ASSISTIR
AO
FILME;
Eu,
Christiane
F.,
13
Anos,
Drogada,
Prostituída
aos
13
Anos
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