terça-feira, 30 de agosto de 2011

REFLETINDO COM AS TIC'S

As novas tecnologia da comunicação e da informação transforma o conceito de conhecimento e aprendizagem. A geração do século XXI na sociedade atual vem exigindo dos seres novas competências e novas formas de interagir com o conhecimento, uma vez que as informações estão mais ágeis e o acesso está mais eficiente.
O domínio de tecnologias de informação e de comunicação e a necessidade de integrá-las á prática escolar impõem um desafio nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista que o desenvolvimento tecnológico dos tempos atuais necessita de mudanças no processo de aprendizagem. A utilização de nova estratégia de construir o conhecimento requer novas competências na atual sociedade; a formação de seres críticos, atuantes criativos, que tenham capacidade de compor, recompor, tornando-se sujeito e produtor do próprio conhecimento. Esse processo de construção do conhecimento, na sociedade contemporânea além de incluir as novas tecnologias, leva a uma nova organização de trabalho, em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes; a colaboração transdisciplinar e interdisciplinar; o fácil acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso, de utilidade na vida econômica.
Na atual conjuntura social a sociedade requer professores cada vez mais conectados a esse mundo globalizado onde o saber não é algo definido, mas flexível e mutável como as transformações sociais. A postura do professor diante deste novo paradigma é o de se adaptar as novas informações de forma a organizar o conhecimento de acordo com as necessidades que o mundo necessita, visto que os saberes necessitam de conceitos mutantes e atualizados, onde se aprende a aprender, a fazer e a conhecer.
(atividade2.5 postada por Adrycanela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário