segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADE 2-5


ATIVIDADE 2-5



atividade 1-1_mariadaconceicaopereira


Nos tempos atuais,cheios de mudanças sócio-culturais,onde a informação se
propaga cada vez mais rápida,já não se pode dizer que o conhecimento, qualquer que seja
ele,está pronto,pois as circunstâncias nos remete à reflexão do que sabemos,ou pensamos ,
que sabemos,pois “os conhecimentos necessários” de hoje já não atenderão as demandas
futuras,tendo em vista a velocidade com que as informações são propagadas.

É preciso que tanto os educadores quanto os educandos estejam em uníssono
com toda e qualquer mudança,no sentido de acompanhar as exigências globais. Muitas são
as informações que nos são repassadas na vida moderna e que muitas vezes nos leva a
analisar(crítica ou superficialmente)para que ou em que poderemos aprender com tudo
isso. O conhecimento é como a água que brota de todas as partas da natureza, está se
renovando a todo instante,se aperfeiçoando,se reconstruindo.

Assim,entende-se que o “desafio” de se estar sempre aprendendo é a mola
mestra do contexto atual. Não é importante apenas ter em mãos uma gama de informações,
saber como e onde buscá-las,mas saber como utilizá-las e ou transformá-las em conheci -
mento.
Muitas são as ferramentas disponíveis para que se faça uso,objetivando pre-
parar o indivíduo no sentido de adquirir meios para “enfrentar” as tarefas e os desafios
que o aguardam na sociedade do conhecimento.

No entanto,nada disso é tão fácil quanto aparenta ser . POZO diz que na socie-
dade da aprendizagem,converter sistemas culturais de representação em instrumento de
conhecimento(...) requer apropriar-se de novas formas de aprender e relacionar-se com o
conhecimento.

Portanto, além do que nos é disponibilizados,também é preciso estarmos
amadurecidos para recebermos todas essas possibilidades que ora se apresenta como
forma de conhecimento,construído,ou não.

ATIVIDADE 1-2_MariadaConceicaoPereira
Ser professor hoje, é tarefa difícil, mas prazerosa, pois é preciso se dedicar a seu desenvolvimento profissional e aos alunos. É saber lidar com as diferenças, é ter flexibilidade para ajudar o aluno a refletir e não a produzir, e assim, construir um mundo melhor, mais justo e digno. Para tanto é preciso saber partilhar a diversidade de saberes considerando o aluno como ator nos processos ensino e aprendizagem. Neste processo sou um ser que busca compreender que os recursos tecnológicos são ferramentas necessárias e indispensáveis no mundo atual para propiciar aos alunos aprender de forma significativa e com autonomia para buscar novas aprendizagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário