quarta-feira, 4 de julho de 2012

Atividade 4.5 - Francisco Caninde

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EUDO JOSÉ ALVES

PROJETO INTERDISCIPLINAR

FRANCISCO CANINDE FREIRE DA SILVA

Comprometido com o desenvolvimento do pensamento autônomo das

crianças, este projeto de leitura e escrita: Uma Abordagem Letrada. Concebe o

ensino como prática educacional que organiza a relação mediada pelo professor,

entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Esse projeto teve início quando foi

percebido que alguns alunos se sentiam seres passivos, que apenas recebia e

produzia os conteúdos transmitidos.

Espera-se que a partir das atividades didáticas desenvolvidas durante a

realização, eles se tornem sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem, agindo

sobre o objeto do conhecimento. Tem também o propósito de oferecer aos alunos

o domínio oral e escrito da língua, através de uma coletânea bastante diversificada

quanto a gêneros e tipos de textos, propondo atividades que possibilitem o

desenvolvimento das competências leitoras, proporcionando-lhe a apropriação do

sistema de escrita que se encontra bem problemático e a reflexão sobre a língua

e a linguagem, contempla as etapas de planejamento, a revisão e publicação ou

apresentação dos textos nas atividades de produção e favorecer o uso da língua

oral em situações de interação em sala de aula como nas propostas de produção de

textos orais e escritos.

JUSTIFICATIVA

Levar os alunos a compreender que o uso da linguagem como interação

na sociedade, irá ampliar seus conhecimentos e do outro, num processo dialógico,

passando a utilizar as diferentes linguagens como meio de comunicação, ou

processo de significados, tornando-se receptor e produtor de diversos textos,

entendidos como unidade básica da linguagem verbal oral e escrita. Deixando de

ser seres passivos e se tornando sujeito ativo e multiplicador de conhecimentos nas

diversas disciplinas do currículo escolar essa é a proposta desse projeto.

OBJETIVOS

• Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função da leitura/

escrita;

Desenvolver habilidades e estratégias diversificadas de leitura;

Perceber e comparar a finalidade do texto;

• Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados ao contexto de

circulação;

Participar das interações cotidianas em sala de aula; escutando com atenção

e compreensão;

Utilizar o planejamento da fala utilizada em situações públicas e formais;

Tomar posição perante os textos lidos e ouvidos;

Inferir pelo texto o sentido de uma palavra;

Ver a leitura como um momento lúdico.

METODOLOGIA

As práticas de linguagem que ocorrem no espaço escolar diferem das

demais, porque promovem a reflexão, por meio da qual se dará a construção de

instrumentos que permitirão ao aluno/sujeito o desenvolvimento da competência

discursiva para falar, escutar, ler e escrever nas diversas situações de interação.

A partir daí a metodologia adotada está centrada na prática constante

de leitura e de produção de textos, associada a atividades que se destinam à

apropriação do sistema de escrita e à reflexão sobre a língua e a linguagem.

ATIVIDADES DIDÁTICAS PROPOSTAS

Leitura autônoma;

Leitura colaborativa;

Leitura em voz alta pelo professor;

Leitura programada;

Leitura de escolha pessoal;

Práticas de produção;

Produção de textos orais;

Produção de textos escritos;

Revisão de textos.

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

Ao se avaliar, devem-se buscar informações não apenas referentes ao tipo

de conhecimento que o aluno construiu, mas também, e, sobretudo, responder a

questões sobre por que os alunos aprenderam o que aprenderam naquela situação

de aprendizagem, como aprenderam o que mais aprenderam e o que deixaram de

Para isso, o professor precisa construir formas de registro qualitativamente

diferentes das que têm sido visualizadas tradicionalmente pela escola, para obter

informações relevantes para a organização da ação pedagógica. A avaliação, nessa

perspectiva, assume um caráter diagnóstico e processual.

É processual porque possibilita ao professor acompanhar o desenvolvimento

de seus alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem. É diagnóstica

porque permite ao docente analisar as dificuldades e os avanços apresentados

para, se necessário, rever os procedimentos que vem utilizando e redirecionar a sua

prática pedagógica.

RECURSOS PEDAGÓGICOS: Acervos Literários da Biblioteca Móvel; TV e Vídeo;

Câmeras Fotográficas; Celulares; Retro Projetor; Computador, entre outros.

CRONOGRAMA: Esse projeto terá atividades que se tornarão permanentes e outras

por 15 dias. São todas interdisciplinares e flexíveis a situações momentâneas.

REFERÊNCIAS

Ministério

da

Educação.

Secretaria

da

Educação

Fundamental,

Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: A Secretaria,

______, Secretaria de Educação Básica. Pró-letramento: Programa de Formação

continuada de Professores dos anos/ séries iniciais do Ensino Fundamental.

Brasília: MEC/SEB, 2007.

CIPRIANO, Lucia Helena Ribeiro. Linhas & Entrelinhas: Língua Portuguesa 4º

ano/ ilustrações Antônio Eder... [ET. AL]. _____ 4ª ED: Curitiba: Positivo, 2011.

COLOMER, Teresa. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed,

DEMO, Pedro. A avaliação qualitativa. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.





Nenhum comentário:

Postar um comentário