terça-feira, 17 de abril de 2012

Conceituando hipertexto



TEMA: HIPERTEXTO O QUE É
ATIVIDADE 2.4 --  ANTONIA


Um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação oferecendo acesso as informações que complementam o texto principal. O conceito de ''linkar'' ou ligar que seria a ligação de texto com outros textos.
Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, ao serem clicadas, são são remetidas para outra página onde se esclarece o assunto do link abordado. No entanto a internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
A palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, assim como texto, em lugar dela usa-se o termo ''multimídia interativa'' podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não linear do texto. Essas marginálias eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares comuns para que pudessem ser consultada por outros leitores.
Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digita-
is, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet seria o meio hipertextual por excelência. O trabalho com hipertexto na educação pode impulsionar o aluno a pesquisar a produção produção hipertextual. O hipertexto como ferramenta de ensino facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto participam de um processo de busca e construção do conhecimento.
No meio acadêmico-científico, a organização das informações são artificiais, pois a disposição das informações disponibiliza os conteúdos relacionados conforme seu desenvolvimento, a partir da ideia de que hipertextos transformam automaticamente palavra em texto escrito.
No jornalismo ao invés da tecnologia dos links, o jornal impresso desenvolveu técnicas análogas. Ele pode ser encontrado no meio impresso, por exemplo, através de índices, rodapés, remissões , legendas , gráficos , entre outros.
Nos índices dos jornais e revistas, o leitor tem conhecimento do que encontrará na publicação sendo direcionado para as matérias de seu interesse onde o leitor não precise ler o jornal na íntegra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário